Na noite da última quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Vereadores aconteceu a palestra inaugural da Semana Maria da Penha, ministrada por guardas da Patrulha Escolar. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.
Durante a abertura do evento, autoridades locais, representantes da Guarda Municipal, professores e membros da comunidade escolar estiveram presentes para reforçar a importância da prevenção à violência doméstica e da valorização da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e cidadania.
A palestra abordou temas como os diferentes tipos de violência contra a mulher, os canais de denúncia disponíveis e o papel da sociedade na prevenção e combate a essas situações. As agentes da Patrulha Escolar destacaram ainda a importância do respeito mútuo e da construção de relações saudáveis desde a juventude.
O secretário de Segurança e Trânsito, Clemente Corrêa, destacou em sua fala que a educação é uma ferramenta poderosa na transformação social: “Levar essa temática às escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes e multiplicadores da cultura da paz. A Lei Maria da Penha precisa ser conhecida por todos, especialmente pelos jovens”, disse o secretário.
A programação da Semana Maria da Penha seguirá até o dia 14 de agosto, com visitas a diversas escolas da Rede Municipal, onde serão realizadas novas palestras voltadas à reflexão e conscientização.
Confira a programação:
07/08 (9h) - Escola Municipal Cabo Luiz Quevedo
08/08 (9h) -Escola Municipal Marília Sanchotene Felice
11/08 (9h e 14h) - Escola Municipal General Osório
12/08 (14h) - Escola Municipal Moacyr Ramos Martins
13/08 (9h) - Escola Municipal Elvira Ceratti
14/08 (9h e 14h) - Escola Municipal Dom Bosco
A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Uruguaiana, com a defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero, por meio de ações educativas e preventivas.
Autor: Ana Carolina Gomes e Pedro Marques - Secom/PMU