A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, segue promovendo nesta semana o ciclo de palestras alusivo à Semana Maria da Penha. As atividades estão sendo realizadas nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com organização da Guarda Municipal, que atua na Patrulha Escolar (PAES) da pasta.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os direitos das mulheres, a prevenção da violência doméstica e a importância do respeito mútuo desde a infância. As palestras são conduzidas por profissionais capacitados, que adaptam o conteúdo à faixa etária dos estudantes, promovendo diálogo e reflexão de forma acessível e eficaz.
“Trabalhar a conscientização desde cedo é uma estratégia eficaz de prevenção. Estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para romper com ciclos de violência. É preciso abordar desde cedo o valor do respeito, do cuidado e da proteção às mulheres”, ressaltou o prefeito Carlos Delgado.
Além de informar, as palestras têm como objetivo fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade. Os alunos são incentivados a compartilhar os aprendizados com seus familiares, ampliando o alcance da mensagem e promovendo a cultura de paz.
“A presença da Guarda Municipal nas escolas aproxima a segurança pública da comunidade escolar e fortalece a confiança mútua, especialmente em ações como esta, durante a Semana Maria da Penha, em que promovemos a conscientização, o respeito e a prevenção à violência contra a mulher desde a base, com diálogo e informação”, disse o secretário municipal, José Clemente Corrêa.
As palestras já aconteceram nas escolas Cabo Luiz Quevedo, Marília Sanchotene Felice, General Osório e Moacyr Ramos Martins. As próximas palestras serão na Escola Elvira Ceratti e na Escola Dom Bosco, nos dias 13 e 14 de agosto, respectivamente.
Esta ação também reforça o papel da escola como agente transformador, capaz de promover mudanças sociais significativas.
Autor: Pedro Marques - Secom/PMU