A Prefeitura de Uruguaiana realizou, na tarde desta segunda-feira (1/9), o lançamento da 48ª Feira Internacional do Livro. O ato ocorreu na Casa de Uruguaiana, na 48ª Expointer. A edição vai ter o tema "O vento escrevendo histórias na linha do tempo", em homenagem aos 120 anos do escritor e poeta Érico Veríssimo.
A atração vai acontecer do dia 28 de novembro até 7 de dezembro nas alamedas da Praça Barão do Rio Branco. Serão 30 estandes a ofertar o melhor da cultura aos visitantes. Além disso, uma oportunidade para empreendedores da área da gastronomia aumentarem a renda, por meio da praça de alimentação do evento.
A feira também reserva lançamentos de obras, sessões de autógrafos, Hora do Conto, shows musicais no Palco Bebeto Alves e intervenções poéticas no Recanto dos Poetas. Na oportunidade, também foi revelado o patrono da próxima edição: o cantor e autor Mauro Moraes.
"A Feira do Livro cresce e cada ano e proporciona novas experiências aos seus visitantes. São dias e noite em que as famílias contemplam um dos eventos mais queridos da cidade. Mauro Moraes é um uruguaianense que leva o nome da cidade a todos os cantos além de ter uma trajetória incrível", destaca o prefeito Carlos Delgado.
No ano comemorativo aos 120 anos de Érico Veríssimo, teremos um espaço temático que acolherá muitas conversas, painéis e exposições, além da participação de nomes da literatura gaúcha e internacional.
Em 2024, a Feira do Livro recebeu cerca de 48 mil pessoas. A expectativa é de que esse número seja superado em 2025.
Algumas figuras já confirmaram presença no evento, como, por exemplo, o ator Werner Schuenemann, a escritora Letícia Wierzchowski e a jornalista e palestrante Isabel Ferrari.
A cerimônia de lançamento teve a presença do prefeito Carlos Delgado; dos secretários municipais Lourival Gonçalves, Simão Almeida; e secretárias adjuntas, Soraya Salomão e Giliane Padão; da diretora do Sesc Andrea Guedes, que representou o gerente Fabio Leite; e do assessor de comunicação da Unimed Federação, Silvio Peter.
Sessão de autógrafos
Autores de obras que queiram realizar sessão de autógrafos na Feira devem entrar em contato pelo seguinte: feiradolivro@uruguaiana.rs.gov.br.
O patrono
O uruguaianense Mauro Moraes é um cantor, compositor e violonista gaúcho. Em sua carreira foi premiado com seis troféus Açorianos de Música.
Durante sua carreira recebeu homenagens da Câmara Municipal de Porto Alegre, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e na Califórnia da Canção Nativa.
Ao longo de sua carreira já conquistou cinco vezes o Troféu Calhandra de Ouro, maior prêmio da Califórnia da Canção Nativa.
Realização
A 48ª Feira do Livro é um realização da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e do Sesc Uruguaiana.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU