Durante a 48ª Expointer, que está sendo realizada no Parque Assis Brasil em Esteio, Eduardo Linhares da GAP Uruguaiana recebeu uma homenagem por parte da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A partir de agora, o nome dele consta no Hall da Fama da entidade.
Esta é a nona vez em que a instituição confere a alguém o título. Aos 95 anos, Linhares demonstrou toda a sua emoção ao ser condecorado pela ABCCC.
“O Crioulo foi um sucesso, tudo o que eu imaginava. Trouxe-me amigos, medalhas e simpatia”, disse o pecuarista. Disse o patriarca de uma família com quatro gerações que conduzem e tornar a GAP Uruguaiana uma das referências no segmento. Linhares foi presidente da ABCCC de 1993 a 1995.
Confira o texto da placa descerrada no ato:
"A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos presta homenagem a este crioulista que é um verdadeiro exemplo e inspiração. Homem visionário em sua passagem pela presidência e diretoria desta Casa, trazendo para junto dela pessoas, organização e possibilidades de crescimento. Como criador, é “norte” e guia para nossa raça, distribuindo a paixão e o olhar de negócios na amplitude do tripé de seleção e também na diversidade das provas esportivas. E a vivência plena do cavalo que é levada adiante em família, construindo uma sabedoria e um legado que tem o nosso imenso respeito e gratidão."
Hall da Fama da ABCCC
Inaugurada em 2017 pela instituição, a ação visa reconhecer e celebrar as contribuições de figuras importantes para a raça crioula. Neste ano, o escolhido foi Eduardo Linhares.
Também já foram homenageados: Daniel Anzanello, Bayard Bretanha Jacques e Manuel Sarmento, Vilson de Souza, Luiz Carlos Albuquerque, Vilson Aguiar, João Alberto Dutra Silveira, Manuel Luís Sarmento e Flávio Bastos Tellechea.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU