Recuperar a visão é devolver autonomia, reencontrar rostos queridos e redescobrir a liberdade de poder enxergar e realizar suas atividades do dia a dia. No sábado, 06/09, às 9h, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, mais 180 pessoas receberão a autorização para a cirurgia de catarata.
A Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde, organiza o acolhimento dos pacientes e garante a parceria com o Hospital Santa Casa de Caridade, que disponibiliza estrutura e equipe de apoio aos profissionais, vindos do Rio de Janeiro. Esses especialistas já atuaram nos dois últimos mutirões e são reconhecidos pelo profissionalismo e pela sensibilidade no cuidado com cada paciente.
Todos os pacientes já foram avaliados e tiveram a indicação médica confirmada. As cirurgias acontecerão entre os dias 15/09 e 19/09, no Hospital Santa Casa de Caridade, devolvendo qualidade de vida a quem hoje convive com a visão comprometida. A Secretaria de Saúde fará contato com cada paciente para informar sobre a entrega das autorizações da cirurgia. Em caso de dúvidas, será possível buscar informações diretamente na sede da Secretaria.
“Nosso compromisso é cuidar das pessoas de maneira concreta e transformadora. Cada paciente que volta a enxergar reforça nosso propósito de seguir investindo em saúde pública. Devolver a visão é devolver dignidade e também autonomia”, disse o prefeito, Carlos Delgado.
O trabalho faz parte de um esforço contínuo, que já está mudando vidas em Uruguaiana. Em maio de 2025, foram realizadas 210 cirurgias; em agosto, mais 360. Agora, em setembro, serão 180 novos procedimentos, alcançando o total de 750 pessoas que voltar a enxergar.
O método utilizado é a facectomia, técnica moderna e segura que remove o cristalino opaco (causador da catarata) e o substitui por uma lente intraocular. Rápido, eficaz e transformador, o procedimento devolve nitidez e autonomia aos pacientes.
“Esse resultado é fruto de organização e cuidado. Avaliamos cada caso com atenção, priorizando as situações mais urgentes, para que o tratamento aconteça da forma mais segura e eficaz possível”, destacou a secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto.
Todo esse avanço foi feito com a organização e logística da secretaria de saúde e o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, junto ao o investimento de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares do Deputado Federal Covatti Filho, destinados a cirurgias, exames, medicamentos e insumos essenciais para fortalecer a saúde pública.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU