A égua uruguaia India Envenenada Del Chamamé sagrou-se campeã do Freio de Ouro 2025 na noite deste sábado (6/9). A prova aconteceu no Parque Assis Brasil, em Esteio, dentro da 48ª Expointer. Ela foi conduzida pelo ginete uruguaianense Gabriel Marty, que mais uma vez chega ao topo no Freio de Ouro.
A pontuação final que garantiu o prêmio foi de 20.895. A égua gateada é da Cabanha El Chamamé, da localidade de Florida, no Uruguai. Filha de Basco Veneno e Indiecita Del Chamamé, assumiu a liderança nesta sexta-feira (5/9), após a etapa Mangueira I.
"Parabenizo o Gabriel e toda equipe pela dedicação e por terem atingido o grande objetivo: vencer a principal prova do cavalo crioulo. Mais um filho da nossa Terra que leva o nome de Uruguaiana ao topo", declarou o prefeito Carlos Delgado.
Esta não é a primeira vez que o uruguaianense Gabriel Marty vence o Freio de Ouro. O ginete já havia conquistado um tricampeonato consecutivo com o cavalo uruguaio Colibri Matrero durante os anos de 2020, 2021 e 2022.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU