A Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo foi palco, nesta quinta-feira (11), da 3º edição da Mostra Científica da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que neste ano teve como tema “Rumo à COP 30: Criando Caminhos para a Sustentabilidade”. O evento reuniu mais de 200 alunos de 32 escolas estaduais das cidades de Itaqui, Alegrete, Barra do Quaraí, Manoel Viana e Uruguaiana, com o objetivo de estimular a pesquisa, a inovação e a consciência ambiental entre os jovens.
Com 60 projetos inscritos nas categorias de Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, a mostra proporcionou um espaço para que estudantes pudessem apresentar soluções criativas e científicas para os desafios ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Os trabalhos foram avaliados por comitês formados por servidores da 10ª CRE, com três jurados para cada etapa de ensino.
“Uruguaiana tem orgulho de sediar um evento que não apenas estimula o pensamento científico, mas também inspira nossos jovens a buscarem soluções para um futuro mais sustentável. Apoiar ações como essa é investir na educação, na cidadania e na transformação do nosso município”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus, enquanto os segundos e terceiros lugares receberam medalhas. Todos os participantes receberam certificados. Os projetos vencedores seguirão para a etapa estadual da Mostra, que será realizada de 7 a 11 de outubro, em Porto Alegre.
“A Mostra Científica é uma oportunidade única de ver o protagonismo dos nossos alunos em temas que estão moldando o mundo. Educação se faz com incentivo à pesquisa, ao debate e à criatividade, e é isso que esse evento representa”, afirmou a secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso Soares.
A Mostra Científica da 10ª CRE se consolida como uma das principais vitrines de inovação entre os estudantes da região, despertando o interesse por ciência, meio ambiente e cidadania.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU