A Prefeitura de Uruguaiana retomou, nesta sexta-feira (12/9), as atividades do Acqua Spectrum. A ação, que é executada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel), oferece gratuitamente atividades na água para cerca de 120 crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência. O programa é um eixo do Projeto Movimento e visa melhorar a qualidade de vida desses jovens.
As aulas acontecem às sextas-feiras na piscina térmica da Academia Ultra Fitness. Em razão do grande número de inscritos, a Smel dividiu em grupos o total de crianças cadastradas pelos pais ou responsáveis. Uma iniciativa que mostra o cuidado e a atenção no fomento à inclusão em nosso município.
“Ações como essa mostram a dedicação de muitos profissionais para atender nossas crianças e famílias da melhor forma. É um suporte muito importante para melhorar a qualidade de vida”, declarou o prefeito Carlos Delgado.
As atividades adaptadas são orientadas por profissionais de educação física tem o objetivo de desenvolver a questão sensorial, aprender a nadar, melhorar a autonomia e também a capacidade respiratória.
“É uma grande alegria retomar mais uma temporada das atividades aquáticas e também esse eixo do Projeto Movimento. São vitórias importantes e que por etapas levam uma vida melhor aos alunos e seus familiares”, destaca o secretário municipal Anderson Menezes. Ao total, neste momento o programa tem 403 alunos.
O acompanhamento é feito junto aos pais. Os coordenadores mantêm contato direto com os responsáveis para que haja continuidade e disciplina sobre o trabalho desenvolvido durante as aulas. A evolução e as melhorias ocorrem com naturalidade mediante a sequência do cronograma executado.
“Aqui é um lugar em que o meu filho ama vir! Não apenas aprendeu a nadar, mas aumentou muito a interação social com as pessoas que cercam ele. A natação foi uma das melhores terapias pra ele”, declara Sandra Pereira, mãe do aluno Samuel, de 12 anos, e que há quatro anos integra o Projeto Movimento.
O Acqua Spectrum é um dos segmentos de atividades aquáticas gratuitas ofertadas pela Prefeitura de Uruguaiana. No último dia 29 de agosto foram abertas as inscrições também para a Natação Infantil e para a Hidroginástica.
As aulas destinadas a jovens atípicos são para os alunos que já integram o Projeto Movimento. Elas foram totalmente preenchidas na última semana. Entretanto, as atividades da Natação Infantil e da Hidroginástica ainda têm vagas abertas. Confira os horários de ambos:
Hidroginástica: podem participar pessoas a partir dos 18 anos de idade; indicada para pessoas com fibromialgia, obesidade ou problemas na coluna, por exemplo; as aulas acontecem segundas e quartas-feiras das 14h às 15h;
Natação Infantil: jovens de 8 a 12 anos; as aulas acontecem nas quintas-feiras das 13h50 às 14h50.
O cadastro é feito na sede da Smel, na Rua Padre Anchieta, 2795, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia. Caso o(a) aluno(a) seja menor de idade, a matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU