A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico (Seplan), concluiu na última quarta-feira (17/9), a colocação da capa asfáltica em trecho da obra de pavimentação da Rua Adir Mascia, bairro Rio Branco. A ação vai beneficiar cerca de 4 mil pessoas que diariamente transitam pelo acesso.
O intervalo fica entre as ruas General Vitorino e Treze de Maio. São 178 metros de extensão. A obra foi viabilizada mediante emenda parlamentar do deputado Lucas Redecker no valor de R$ 529,5 mil mais a contrapartida de R$ 127,7 mil por parte do Município.
“Acabar com a poeira no dia a dia de quem mora nessas ruas também é cuidar das pessoas. Sabemos que outros locais ainda aguardam vitórias como essas, por isso estamos trabalhando para aumentar o número de ruas pavimentadas e consequentemente melhorar a vida dos uruguaianenses", destaca o prefeito Carlos Delgado.
O asfaltamento da via foi feito de acordo com todas as normas técnicas: escavação, sub-base, base, camada de bloqueio, imprimação, nivelamento com brita graduada e aplicação da camada asfáltica. A obra foi executada pela empresa Iccila.
Outras ações
Atualmente, outras vias seguem em processo de execução: a Rua Dardo de Menezes, no bairro Santo Inácio, e a Rua Padre Anchieta, no bairro Nova Esperança. Ambos dentro do Programa Municipal de Asfaltamento.
Já trechos das ruas Venâncio Aires, no bairro São João; Íris Valls, no bairro Nova Esperança; Travessa Francisco Orci, no bairro São Miguel; e Rua Julio de Castilhos, no bairro São João, foram concluídas e já estão liberadas para o trânsito. As obras foram feitas na modalidade concreto com fibra e dentro do Programa Municipal de Asfaltamento.
Também foram finalizados neste ano: trecho da Rua Ludgério Muller, bairro Ipiranga; a Rua das Peras, acesso ao conjunto habitacional Olavo Rodrigues; e o recapeamento da ligação da Avenida Setembrino de Carvalho com Rua Duque de Caxias.
Está em andamento o asfaltamento da Rua Estilac Leal, no bairro Cabo Luiz Quevedo. A ação integra o Programa Mediar e, nesta quinta-feira (18/9), foi iniciada a pavimentação entre as ruas Albertino Pires e Monteiro Lobato. A escavação para a continuidade da obra, entre Monteiro Lobato e Borges da Costa, já foi executada.
O recapeamento da Rua Eustáquio Ormazabal, viabilizado mediante o Pavimenta RS do Governo do Estado, já recuperou 1,5km da via e em breve ter a última etapa executada, que contempla até a Rua Pinheiro Machado. A obra contempla os bairros Nova Esperança e Alexandre Záchia.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU