A integração entre instituições civis, militares e acadêmicas de Uruguaiana será destaque em um importante exercício de preparação e resposta a desastres. O Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que ocorrerá na próxima quinta-feira (30/10) está sendo promovido por meio de uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, o Hospital Santa Casa da Caridade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o Pronto Atendimento UNIMED, o Posto de Saúde da Guarnição do Exército, além da Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança e Trânsito, Defesa Civil, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros Militar.
CAPACITAÇÃO E FORTALECIMENTO DE RESPOSTAS RÁPIDAS
O principal objetivo do simulado é capacitar as equipes de saúde e segurança para o atendimento eficiente e coordenado em situações que envolvam múltiplas vítimas, como acidentes em massa, desastres naturais ou emergências urbanas. A proposta é garantir qualidade assistencial, agilidade nas ações e segurança para todos os envolvidos, consolidando uma cultura de preparo e resposta integrada no município.
“Este tipo de treinamento fortalece a capacidade de Uruguaiana de responder com eficiência e de forma integrada entre as diversas entidades que prestam socorro em nossa cidade diante de qualquer situação de crise. Estamos construindo uma cidade preparada, com profissionais qualificados e instituições que atuam lado a lado no cuidado com as pessoas.”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Além do exercício prático, a ação visa à formação de um Comitê Intersetorial e Interdisciplinar de Emergências e Desastres em Saúde Pública, ampliando o alcance do Plano de Contingência para Desastres e Alagamentos de Uruguaiana (Vigidesastres). Esse comitê permitirá um fluxo de comunicação mais eficiente entre as instituições, reduzindo o tempo de resposta em situações críticas e otimizando o uso dos recursos públicos e humanos.
PRÉ-SIMULADO E ALINHAMENTO TÉCNICO
No dia 29 de outubro, às 9h, acontece o encontro do pré-simulado, no auditório do Senac Uruguaiana, reunindo os profissionais das instituições participantes.
Durante o encontro, será realizada a apresentação do roteiro operacional do simulado, a apresentação do Plano de Contingência (Vigidesastres) e uma capacitação sobre Primeiros Cuidados Psicológicos em Desastres, etapa essencial para preparar as equipes não apenas tecnicamente, mas também emocionalmente para lidar com as consequências humanas de grandes emergências.
INTEGRAÇÃO COMO EIXO CENTRAL
A iniciativa destaca a força da integração interinstitucional de Uruguaiana, reunindo órgãos de saúde, segurança, ensino e gestão pública em torno de um propósito: proteger vidas.
Com a participação ativa de cada entidade, o simulado reforça a importância da cooperação e da troca de experiências entre diferentes áreas, fortalecendo a capacidade de resposta do município frente a situações de crise.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU