O Sputnik Vôlei, equipe de Uruguaiana, sagrou-se bicampeão estadual infantil masculino da modalidade neste domingo (2/11). O time uruguaianense venceu na final o Colégio Marista Santo Ângelo por dois sets a zero. Esta foi a primeira vez que o município da Fronteira Oeste sediou a fase final do estadual infantil. As partidas aconteceram no sábado (1/11) e domingo no Ginásio Municipal (categoria masculina) e no ginásio do Colégio União (categoria feminina).
A ação foi realizada pela Liga Gaúcha de Voleibol e Sputnik Vôlei, com apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel). Durante a competição, Uruguaiana recebeu 240 atletas de 11 cidades gaúchas diferentes. Foram 16 equipes do Rio Grande do Sul, oito da categoria masculina e oito da categoria feminina.
“Parabenizo a equipe e comissão do Sputnik Vôlei por mais essa grande conquista. Além do resultado expressivo, também é preciso enaltecer o fato do evento ter sido realizado em Uruguaiana pela primeira vez. Centenas de visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a cidade. Mais um estímulo econômico ao comércio local”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Em 2025, o campeonato reuniu 74 equipes de todo o estado. Chegaram à fase decisiva duas equipes de cada região. Confira as cidades que tiveram representantes nas finais do torneio: Uruguaiana, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Pelotas, Sarandi, Ronda Alta, Santa Rosa, Santo Ângelo, Não me Toque, Ijuí e Carazinho.
“Ficamos muito felizes não apenas pelo título do Sputnik, mas também pela celebração e integração proporcionada pelo esporte. Uruguaiana mais uma vez sedia um torneio estadual e mostra seu valor no cenário esportivo do Rio Grande do Sul”, disse o secretário municipal Anderson Menezes.
Esta não é a primeira vez que o Sputnik Vôlei vence o estadual na categoria infantil. A equipe também conquistou o título em 2024.
A equipe feminina do Sputnik também fez bonito em 2025 e atingiu a fase final. O time, que conquistou o 5º lugar no estado, acabou sendo derrotado pelo Colégio Marista Santo Ângelo nas quartas de final. O Santo Ângelo terminou como campeão da categoria feminina em 2025.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU