Com pesar, a Prefeitura de Uruguaiana informa o falecimento do cantor e compositor uruguaianense João Chagas Leite, ocorrido na manhã desta terça-feira (11/11).
Reconhecido como um dos grandes expoentes do nativismo gaúcho, João ficou conhecido por sucessos como "Por Quem Cantam Os Cardeais" e "Desassossegos", por exemplo. Obras que foram pilares de sua trajetória artística.
O músico, que nasceu em Uruguaiana no dia 22 de agosto de 1945, faleceu em Erechim, aos 80 anos, no Hospital de Caridade (HCE). Ele tratava um câncer desde 2023. Em outubro deste ano o quadro se agravou e houve a necessidade de internação.
Ao longo da sua caminhada de mais de cinco décadas como ícone da música tradicionalista, João conquistou 13 primeiros lugares em festivais do segmento e duas vitórias consecutivas na Tertúlia Musical Nativista - 3ª e 4ª edição com as músicas "Penas" e "Pampa e Querência", respectivamente.
A Prefeitura de Uruguaiana vai decretar luto oficial de três dias no município em razão do falecimento do cantor e compositor João Chagas Leite.
O Executivo Municipal se solidariza e deseja força aos familiares, amigos e fãs de João Chagas Leite neste momento de dor e sofrimento. Além disso, enaltece a obra e legado de um filho desta Terra na música tradicionalista, trabalho esse que sempre vai ser lembrado.
O velório acontece a partir das 14h desta terça-feira na Funerária Passuello, em Erechim. A despedida final acontece às 9h desta quarta-feira (12/11). Após, o cortejo segue para o Cemitério Pio XII.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU