A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial (Copir), realiza, nesta sexta-feira (14/11), a abertura oficial da Semana Cultura Afro 2025. A cerimônia acontecerá na Praça Barão do Rio Branco, às 19h, com protocolo de abertura e apresentação de uma Roda de Batuque.
A programação segue até o final do mês, com diversas atividades que celebram a cultura afro-brasileira e reforçam o compromisso de Uruguaiana com a promoção da igualdade racial. Ao longo dos dias, estão previstas palestras, apresentações culturais, rodas de capoeira, oficinas, jornadas pedagógicas e eventos esportivos e de valorização da identidade afro.
Confira a programação completa:
14/11 (sexta-feira)
9h – Palestra “Formação sobre o Imaginário Social do Racismo na Escola”, com o professor Diego de Matos Noronha.
Local: EE República do Uruguai.
19h – Abertura oficial da Semana Cultura Afro 2025 e roda de batuque.
Local: Praça Barão do Rio Branco.
15/11 (sábado)
19h – Encontro de Tamboreiros, com o AfroConesul.
Local: Praça Barão do Rio Branco.
16/11 (domingo)
15h30 – Aulão e oficinas de capoeira, maculelê, samba de roda e roda de capoeira, com o Grupo Liberdade, sob coordenação do Mestre Rabicó.
Local: Parcão.
17/11 (segunda-feira)
Jornada Pedagógica Semed + 10ª CRE, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.
Local: Biblioteca Municipal.
18/11 (terça-feira)
8h30 – Palestra “Ações Afirmativas, Racismo e Saúde Mental”.
Local: EEEM Marechal Cândido Rondon.
19h – Apresentação da Afro Cia Dalan Maxado.
Local: Praça Barão do Rio Branco.
20h – Mostra Carnaval na Praça.
Local: Praça Barão do Rio Branco.
19/11 (quarta-feira)
8h – Palestra “Colorismo e Identidade Racial”, com o professor Diego de Matos Noronha.
Local: EEEM Elisa Ferrari Valls.
19h – Sessão Solene na Câmara Municipal, alusiva à Semana da Cultura Afro.
20/11 (quinta-feira)
7h30 Rústica alusiva a Zumbi dos Palmares.
Largada e chegada: em frente à Prefeitura de Uruguaiana.
(As inscrições para a Rústica já estão encerradas)
20h – Escolha da Corte do Carnaval 2025.
Local: Ginásio Municipal.
28/11 (sexta-feira)
Fórum Municipal das Equidades em Saúde, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Local: Biblioteca Municipal.
A Semana Cultura Afro 2025 é um espaço de valorização da história, da ancestralidade e das manifestações culturais que formam a identidade do povo uruguaianense. A programação integra ações educativas, culturais e esportivas que reafirmam o compromisso da Prefeitura com o respeito à diversidade e a promoção de políticas públicas de igualdade racial.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU