A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com participação da Policlínica Infantil e da Vigilância Epidemiológica, e da Santa Casa de Uruguaiana, convida toda a comunidade para participar do Encontro da Prematuridade, que será realizado neste domingo, (16/11), na orla do Rio Uruguai das 17h às 21h. O evento integra a programação do Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade, e tem como objetivo conscientizar a população sobre o aumento dos partos prematuros e a importância da prevenção.
O prefeito em exercício, o pediatra Dr. Telson Reis destacou a importância da ação:
“A prematuridade continua é uma das principais causas de morbimortalidade neonatal, e exige uma linha de cuidado com protocolos atualizados e equipes permanentemente capacitadas. Iniciativas como esta ampliam o acesso à informação qualificada para as famílias e reforçam a vigilância precoce de riscos gestacionais. Quando articulamos Santa Casa, Prefeitura e instituições acadêmicas, fortalecemos nossa capacidade de oferecer um cuidado neonatal seguro, resolutivo e alinhado às melhores evidências da pediatria moderna.”
Durante o encontro, a equipe da UTI Neonatal e da UCINCo da Santa Casa fará a distribuição de folders informativos sobre o Novembro Roxo, além de proporcionar um ambiente acolhedor e recreativo para as famílias. A programação inclui praça de alimentação, brinquedos para crianças e show com a Companhia do Balanço.
Também haverá a venda de canecas e bottons, com toda a renda destinada à compra de materiais que qualificam a assistência aos recém-nascidos prematuros da UTI Neonatal e da UCINCo.
Já na segunda-feira (17/11) às 08h acontece o II Simpósio de Neonatologia da Fronteira Oeste, organizado em parceria com a UNIPAMPA - Campus Uruguaiana.
O simpósio é direcionado a estudantes de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, além de profissionais que atuam ou têm interesse na área neonatal. A programação inclui palestras durante toda a manhã, conduzidas por especialistas com experiência prática no cuidado ao recém-nascido prematuro.
No período da tarde, serão ofertados minicursos de caráter prático, entre eles:
• Fisioterapia no cuidado neonatal;
• Coleta e punção venosa neonatal;
• Recepção do recém-nascido em sala de parto.
O minicurso de reanimação neonatal já tem todas as vagas preenchidas. Todos os minicursos fornecerão certificado acadêmico aos participantes.
Interessados podem se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSddTNEkVDqJYVwiZQvxvJ5pdrbho8WmE8Mp-8rlz6l3DJ6NyA/viewform?pli=1
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU