A primeira palestra presencial no Brasil em 2025 ministrada pelo professor Lucelmo Lacerda e a psicóloga Aída Brito reuniu cerca de 1,5 mil pessoas e teve Uruguaiana como cidade sede.
Atualmente, eles são as maiores autoridades brasileiras no tema inclusão escolar. O evento, que aconteceu no Ginásio Municipal na noite desta segunda-feira (24/11), foi realizado pelo Projeto Mãos que Incluem com apoio da Prefeitura de Uruguaiana, por meio das Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel) e Educação (Semed).
Os participantes não eram apenas de Uruguaiana. Cidades como Alegrete, Itaqui, Barra do Quaraí, Livramento, Quaraí, Santa Maria, Rosário do Sul, Jaguari, Manoel Viana e São Gabriel também marcaram presença. O encontro foi destinado principalmente a educadores, pais e responsáveis.
"Vocês são muito mais do que mãos. São bússolas e luz na vida de várias famílias. Minha eterna gratidão a todos vocês", declarou a idealizadora do Projeto Mãos Que Incluem, Natasha Pavin, em forma de agradecimento a todos que apoiaram ou prestigiaram o evento.
Durante a palestra, Lucelmo Lacerda falou sobre os desafios de ser professor na era da inclusão. Já a psicóloga Aída Brito destacou a importância da observação, da vivência e dos estudos científicos para buscar inclusão, que tem uma abrangência muito grande.
“Hoje é um dia muito especial para a nossa cidade. A presença do Lucelmo e da Aída mostra o quanto estamos unidos e engajados na busca da inclusão e do acolhimento. Todo esse trabalho vai culminar na melhora da qualidade de vida de muitas famílias”, disse o secretário municipal de Esportes Anderson Menezes, que representou o prefeito Carlos Delgado no evento. O prefeito não pôde se fazer presente em razão de estar em viagem a Brasília para buscar apoio para o Hospital Federal.
A presença de Lucelmo Lacerda é também um motivo de destaque para Uruguaiana, uma vez que esta é a primeira palestra presencial do professor no Brasil em 2025.
“Hoje temos a oportunidade de receber mais uma qualificação. Já somos referência, mas queremos qualificar e dar um suporte ainda melhor aos alunos e famílias”, declarou a secretária-adjunta de Educação, Liziane Galvão, que representou a secretária municipal Dirce Gracioso Soares.
Ao fim do evento, em forma de agradecimento, o secretário Anderson Menezes presenteou os palestrantes com o livro "Uruguaiana: Retratos, Riquezas e Paixões".
Atualmente, a Prefeitura de Uruguaiana dá uma atenção especial ao tema da inclusão. As iniciativas englobam o Projeto Movimento, com atividades sensoriais e psicomotoras gratuitas para mais de 400 crianças; projeto de sala sensorial em escolas municipais; acompanhamento especializado na Policlínica Municipal; e contratação de auxiliares de inclusão para qualificar o atendimento na educação.
Além dos projetos, a Prefeitura também investe em palestras e capacitações para profissionais da educação para intensificar e avançar no suporte a jovens com transtorno ou deficiência e suas famílias.
O evento também teve a presença do deputado federal Afonso Hamm, do deputado estadual Frederico Antunes e do assessor parlamentar do deputado Frederico Antunes e ex-prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU