A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel), e o Sesc Uruguaiana informam que a Corrida de Natal, que aconteceria no dia 7 de dezembro (domingo), vai ser realizada no dia 9 de dezembro (terça-feira). O horário de largada também foi alterado. O início vai acontecer às 20h, com saída em frente à sede da Prefeitura (Rua 15 de Novembro, 1882).
O percurso vai ter 5km. Vão ser entregues medalhas a todos que concluírem o trajeto e troféus para os cinco primeiro das categorias masculino e feminino. A distribuição do número de peito é no dia da prova, em frente à Prefeitura, das 18h às 19h30.
A inscrição acontece até o dia 5 de dezembro ou até os cadastros atingirem o número limite de 300 pessoas. O ato pode ser feito na sede do Sesc Uruguaiana mediante a doação de um brinquedo, no formato presencial. A inscrição também pode ser feita de forma online, por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSem_5Pn6xmn1qSLNdH2IGyinEc0GMddvosPPnqbolG41qzhUQ/viewform?pli=1. Aqueles que fizerem o processo online fazem a entrega no brinquedo no dia da prova.
Os itens arrecadados vão ser destinados à criação de uma brinquedoteca dentro do setor de Pediatria do Hospital Santa Casa de Uruguaiana.
Confira a relação de brinquedos que podem ser doados:
Funções Executivas, Atenção e Memória
- Jogo da Memória (diversos temas);
- Genius / Simon;
- Dobble / Cortex;
- Sequência Lógica (quebra-cabeças de sequência);
- Jogo “Lince”;
- Dominó de Sequência / Dominó de Formas;
- Baralho de Atenção (ex: Super Kit de Atenção - Ludens Spirit).
Linguagem e Alfabetização
- Palavra Secreta (Estrela);
- Bingo de Letras e Palavras;
- Formando Palavras com Sílabas;
- Jogo de Rimas;
- Trava-línguas com imagens;
- Alfabeto Móvel;
- Jogo Silabário (Silabação com figuras).
Raciocínio Lógico e Matemática
- Tangram;
- Blocos Lógicos;
- Quebra-cabeças de números;
- Jogo “Qual é a lógica?”;
- Dominó de Operações Matemáticas;
- Contando Histórias com Números.
Coordenação Motora e Percepção Visual
- Massinha + moldes;
- Lig4 (coordenação e estratégia);
- Jogo de Encaixe (encaixes progressivos);
- Geoformas;
- Labirintos com caneta magnética;
- Painel de Atividades Motoras.
Habilidades Socioemocionais
- Baralho das Emoções (ex: Totem Kids / Sentimentos em Cartas);
- Jogo “Quem sou eu?” (autoimagem);
- Emoções em Cena (mímica de emoções);
- Jogo das Boas Maneiras;
- Histórias com Dilemas (ética e empatia).
Jogos Versáteis e Clássicos Adaptáveis
- UNO (atenção, memória, estratégias);
- Jenga (coordenação, controle emocional);
- Jogo da Velha (impulsividade e planejamento);
- Stop / Adedanha;
- Cara a Cara (atenção e dedução lógica).
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU