A 48ª Feira Internacional do Livro de Uruguaiana viveu mais um dia intenso de arte, debates e encontros nesta quarta-feira, 3 de dezembro. Desde as primeiras horas da manhã, a Praça do Barão e seus espaços culturais receberam atividades para todas as idades, reforçando o compromisso do município com a leitura, a cultura e o acesso ao conhecimento.
A programação iniciou às 8h30min com o painel “Longe Viver, Maturidade e Uruarte”, no Espaço Erico Veríssimo, acompanhado das Intervenções Literárias dos Vivandeiros da Alegria e do Piquenique Literário da Biblioteca Municipal. Paralelamente, a Exposição Maturidade Ativa seguiu aberta das 9h às 22h, na Alameda Ana Terra. Ainda pela manhã, o público acompanhou o espetáculo “As Aventuras do Avião Vermelho”, do Circo Teatro Girassol (RS), no Palco Bebeto Alves.
Durante a manhã, ocorreram ainda a Oficina de Escrita Criativa “Cartas para elas, mulheres gaúchas”, com Joice Rossato, e as performances literárias “Pele de Papel” e “Cartas para Você”. No início da tarde, novas intervenções dos Vivandeiros da Alegria animaram o público, seguidas da palestra “Literatura Fantástica como Manual de Sobrevivência”, com Nikelen Witter (RS), e nova apresentação do espetáculo “As Aventuras do Avião Vermelho”. O tradicional Piquenique Literário também marcou presença.
O fim de tarde trouxe a apresentação da Invernada Artística da Escola Leda Maria Pereira da Silva, o painel ViaPampa e Baumart Mini Books, e nova performance de Joice Rossato. Às 19h, o Foyer do Teatro Municipal recebeu mais uma Sessão de Autógrafos, que antecedeu a programação noturna: uma nova edição de Literatura Fantástica como Manual de Sobrevivência, a apresentação do Coral de Uruguaiana e o show de Renato Fagundes, no palco principal.
A Feira segue com uma agenda diversa nesta quinta-feira, 4 de dezembro, reunindo literatura, música, dança e encontro com autores.
O dia começa às 8h30min com Intervenções Literárias dos Vivandeiros da Alegria, seguidas, às 8h45min, da palestra “Literatura Fantástica como Manual de Sobrevivência”, com Nikelen Witter (RS). Às 8h50min, ocorre mais uma edição do Piquenique Literário da Biblioteca Municipal.
Às 9h, o Palco Bebeto Alves recebe o espetáculo teatral “Olhos Mágicos”, dos Vivandeiros da Alegria. A manhã segue com duas atividades simultâneas às 10h: a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, no Palco Bebeto Alves, e a Oficina de Criação Poética e Inspiração Criativa, com Gujo Teixeira, no Espaço Erico Verissimo. Às 10h30min, Nikelen Witter realiza mais uma sessão de Literatura Fantástica na Biblioteca Municipal.
À tarde, às 14h, voltam as Intervenções Literárias, seguidas, às 14h30min, de nova apresentação do espetáculo “Olhos Mágicos” e, às 14h45min, do Piquenique Literário. Às 15h, o Foyer do Teatro Municipal recebe Sessão de Autógrafos, e às 15h30min, o Palco Bebeto Alves apresenta os alunos da Escola Dr. Maia.
A partir das 18h, a Alameda Ana Terra abre a Exposição de Esculturas e Telas dos alunos da Escola Espaço Mágico. Às 19h, o Foyer do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa recebe nova Sessão de Autógrafos. Em seguida, às 19h30min, o Centro da Praça recebe o espetáculo “A Casa das 7 Mulheres Bailares”, realizado pelo Sesc em parceria com o CEF Martin Fierro.
A noite encerra com grandes atrações: às 20h, o bate-papo “Literatura e Personagem”, com Leticia Wierzchowski e Werner Schünemann, no Palco Bebeto Alves; e às 21h, o show do Grupo Tudo Delas, no mesmo palco.
A Feira do Livro segue até domingo (7/12), com uma programação diversa, inclusiva e voltada ao encontro das pessoas com a literatura, a arte e a cidade. A Prefeitura de Uruguaiana reforça o convite para que toda a comunidade participe e aproveite este movimento que celebra a educação, a criatividade e o futuro.
A 48ª Feira Internacional do Livro de Uruguaiana é realizada pela Prefeitura e pelo Sesc Uruguaiana.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU