A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esteve nesta segunda-feira (08/12) na FASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo), onde realizou uma roda de conversa com os integrantes abordando assuntos de prevenção e orientação sobre HIV/AIDS e outras ISTs.
Essa iniciativa faz parte do calendário da Campanha Dezembro Vermelho, voltada à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e do HIV/AIDS, além da defesa dos direitos das pessoas que vivem com HIV/AIDS.
“A Campanha Dezembro Vermelho e suas ações são fundamentais para ampliar o conhecimento sobre o tema e reforçar a importância da prevenção, especialmente entre os jovens. É essencial dar visibilidade ao assunto, garantindo que a saúde seja valorizada e cuidada, e não negligenciada”, declarou o Prefeito Municipal, Carlos Delgado.
Na FASE, os integrantes são adolescentes em conflito com a lei, que recebem acompanhamento voltado à ressocialização por meio da educação e da profissionalização, visando a reinserção social. No local, a equipe do itinerante que coordenou a ação, conduziu uma roda de conversa acolhendo os jovens, esclarecendo dúvidas e utilizando atividades lúdicas para facilitar a compreensão. Além disso, foram realizadas testagens.
“Nosso objetivo com a campanha é promover a informação, o acolhimento e a prevenção, garantindo que todos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e orientação adequada sobre HIV, AIDS e outras ISTs” afirmou a secretária de saúde, Dra. Ane Barreto.
Programação da Campanha
O programa municipal IST/Aids e todas as Unidades de Estratégia Saúde da Família estão realizando ações da Campanha Dezembro Vermelho, oferecendo acolhimento, testes rápidos, atualização vacinal, orientações sobre prevenção e autocuidado, além de rodas de conversa e atividades nas salas de espera, durante o horário normal de funcionamento.
Para facilitar o acesso de quem trabalha, o município ofertará, de forma complementar, o funcionamento da ESF 07 (União das Vilas) e 22 (Cabo Luiz Quevedo) em turno estendido até às 19h30 todas as quartas-feiras de dezembro.
Além disso, tem mais uma ação para integrar o calendário da campanha:
13/12 – Saúde no Bairro – ESF 16 Dezembro Vermelho
No local: testagens rápidas, distribuição de preservativos, rodas de conversa e oferta de autotestes de HIV, além de orientações sobre PrEP, PEP e prevenção combinada.
A Secretaria de Saúde, em conjunto com todas as Equipes de Saúde da Família (ESF), está disponível para orientar a população, realizar testes e oferecer acolhimento e cuidados.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU