A 47ª Califórnia da Canção Nativa começou nesta quarta-feira (10/12) com uma noite marcada por emoção, cultura e o orgulho das nossas raízes. O Parcão recebeu grande público para acompanhar as primeiras atividades do Festival, que iniciou às 19h com a gravação do programa Galpão Crioulo, levando a Califórnia para todo o Rio Grande do Sul.
Às 20h, ocorreu a abertura oficial do evento, seguida pela apresentação da Invernada Pré-Mirim do CTG Sinuelo do Pago, anfitrião da festa. Os pequenos artistas encantaram o público e mostraram que o futuro da tradição gaúcha está garantido.
A primeira noite também contou com movimentação intensa na praça de alimentação, que reuniu diversos food trucks e ambulantes oferecendo opções para todos os gostos. Além de apoiar os empreendedores locais, o espaço garantiu a comida da gauchada durante toda a programação.
Na sequência, o conterrâneo João de Almeida Neto, orgulho uruguaianense, subiu ao palco em uma apresentação que emocionou o público. Logo após, as 12 músicas selecionadas para esta edição iniciaram a etapa classificatória.
Fechando a noite de abertura, o show de Chiquito & Bordoneio animou o público e marcou o início oficial desta edição que celebra a história e o legado da Califórnia.
A programação segue nesta quinta-feira (11/12), também no Parcão:
20h – Abertura com a Invernada Mirim do CTG Sinuelo do Pago
Grupo Os Chacreiros
Apresentação das 12 músicas concorrentes
Grupo Taureando
Divulgação das classificadas da noite para a final no sábado (13/12)
A 47ª Califórnia da Canção Nativa é uma realização do CTG Sinuelo do Pago, produzida pelo Vozes do Sul, com financiamento do Programa de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), e conta com apoio da Prefeitura de Uruguaiana.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU