A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que o Dia D de vacinação contra o vírus Influenza acontece neste sábado (28/3). A ação será realizada das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na Sala de Vacinas do Posto Central, e em três unidades das Estratégias de Saúde da Família: ESF 07 (União das Vilas), ESF 15 (Hípica) e ESF 22 (Cabo Luís Quevedo), com atendimento das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Neste primeiro momento, a campanha terá como foco os grupos prioritários, que serão atendidos durante o Dia D. A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a Influenza e suas complicações, especialmente com a chegada do inverno, período em que os casos tendem a aumentar. Mais do que um cuidado individual, vacinar-se é um pacto coletivo de proteção: ao se imunizar, cada pessoa contribui para a redução da circulação do vírus e para a proteção dos grupos mais vulneráveis.
Podem se vacinar a partir deste sábado, 28 de março:
Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Puérperas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das forças armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
A Secretaria de Saúde reforça que, embora haja grupos prioritários definidos neste início de campanha, a vacinação é fundamental e será ampliada conforme o recebimento de novas doses, contemplando gradualmente toda a população.
A vacinação de pessoas acamadas deve ser solicitada junto à ESF de referência do paciente, para posterior atendimento pela equipe de saúde.
Documentação
Para receber a vacina, é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS. Crianças e adolescentes menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e apresentar a Caderneta de Vacinação.
A Prefeitura reforça o convite para que a população que integra os grupos prioritários procure os pontos de vacinação neste sábado, 28 de março, e faça a sua parte. Vacinar é um gesto de cuidado com a própria saúde, com a família e com toda a comunidade.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU