Nesta sexta-feira, 27 de março, Uruguaiana sediou a Reunião de Dirigentes Municipais de Educação da Associação de Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). O encontro ocorreu na sede da APEMU e reuniu secretários e representantes da área da Educação dos municípios que integram a associação.
Logo no início da manhã, a programação contou com uma apresentação artística de talentos locais da rede municipal de ensino. Subiram ao palco os estudantes Miguel Betim Zubiaurre e Valentina Rodrigues, que representaram Uruguaiana com sensibilidade e valorização da cultura. Também foi realizada uma apresentação de robótica com alunos da EMEB Marília Sanchotene Felice, evidenciando Uruguaiana como polo de inovação e tecnologia na Educação Municipal.
Participaram gestores de Barra do Quaraí, Maçambará, Quaraí, Manoel Viana, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Borja, e claro, Uruguaiana. Durante a reunião, foram debatidas pautas comuns às redes municipais de ensino, com foco no fortalecimento das políticas públicas, na qualificação da gestão educacional e na busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios.
O encontro se consolida como um espaço estratégico de troca de experiências entre os gestores, permitindo o compartilhamento de práticas que apresentam bons resultados, o alinhamento de estratégias e a construção de soluções conjuntas. Esse movimento fortalece a educação e contribui diretamente para o desenvolvimento da Fronteira Oeste.
A secretária municipal de Educação de Uruguaiana, Dirce Gracioso Soares, destacou a relevância da articulação entre os municípios. “Esses encontros são fundamentais porque a gente consegue trocar experiências, aprender com a realidade de cada cidade e levar soluções que já deram certo para dentro do nosso município, e vice-versa. Quando a gente compartilha conhecimento, todos crescem juntos. Isso fortalece a educação da nossa região e reflete diretamente na vida dos nossos alunos”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso dos municípios da AMFRO com uma educação cada vez mais qualificada, construída de forma integrada e com foco no futuro das próximas gerações.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU