A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a Sala de Vacinas do Posto Central vai realizar mais uma etapa especial de atendimento. O trabalho vai acontecer nesta quarta-feira (7/10) e consiste no funcionamento do setor entre a faixa das 18h e 20h. A ação é mais um eixo da atuação das equipes dentro da campanha Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama.
A iniciativa é coordenada pela Vigilância Epidemiológica. A atividade também tem um viés de atenção à faixa etária das crianças e dos adolescentes. Todas as vacinas do Calendário Nacional vão estar disponíveis, com um destaque especial para a vacina contra o HPV. O trabalho tem o objetivo de atender crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não receberam a dose contra o HPV.
Em Uruguaiana, neste momento, a cobertura vacinal contra o vírus HPV é de 72,9% no grupo masculino e 74,5% no grupo feminino.
A ação na noite desta quarta-feira acontece em conjunto ao trabalho da Saúde da Mulher, que vai realizar turno estendido. O setor também vai funcionar das 17h às 20h. O atendimento vai ofertar coleta de exames, conforme o público-alvo; solicitação de mamografias para mulheres a partir de 40 anos; testes rápidos; e salas de espera com nutricionista e psicóloga. O turno estendido também integra a programação do Outubro Rosa.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU