A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia o atendimento ao público feminino durante o Outubro Rosa. A programação leva diversos serviços e possibilidades de acesso à população com o intuito de intensificar e amparar de forma mais efetiva as pacientes. Dentre as atividades, estão duas edições do turno estendido do setor da Saúde da Mulher, localizado no Posto Central, na esquina da Avenida Presidente Vargas com General Câmara.
A primeira etapa aconteceu na noite desta quarta-feira (7/10). Além do horário tradicional, a unidade também operou das 17h às 20h. A equipe ofertou às pacientes testes rápidos (HIV, Sífilis e hepatites virais); coleta de exames citopatológicos do colo de útero (Papanicolau), conforme público-alvo; solicitação de mamografias para mulheres a partir dos 40 anos; salas de espera com nutricionista e psicóloga, com abordagem sobre o cuidado à mulher; planejamento reprodutivo, com educação em saúde sobre métodos contraceptivos; e intensificação da vacinação HPV, conforme público-alvo. Nesta fase, 20 mulheres receberam o suporte da Saúde da Mulher.
A próxima edição do turno estendido acontece no dia 14 de outubro, quarta-feira, com a disponibilização dos mesmos serviços da primeira etapa.
“A conscientização sobre o tema e a atuação preventiva são os melhores caminhos. O atendimento da Secretaria de Saúde preza pelo acolhimento e cuidado. Facilitar o acesso e ofertar um apoio humanizado são fundamentais nesses momentos”, declara o prefeito Carlos Delgado.
Além disso, no dia 17 de outubro, um sábado, o Posto Central e as Estratégias Saúde da Família (ESF’s) da cidade vão realizar o Dia Rosa, das 9h às 13h. A equipe vai disponibilizar vacinação; testes rápidos; inserção de DIU (somente na Secretaria de Saúde); planejamento reprodutivo; coleta de exame citopatológico do colo de útero; solicitação de mamografia para mulheres a partir de 40 anos; além de ações integradas com a Unipampa, CRAM, CAPS, COAS, Delegacia da Mulher e demais entidades parceiras.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU