O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIMU) realizou, nesta terça-feira, 20 de outubro, uma panfletagem em frente à 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), em Uruguaiana. A ação levou informações sobre prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, além de orientações sobre o acesso gratuito aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
INFORMAÇÃO E ACESSO AOS SERVIÇOS
A atividade integrou as ações do Outubro Rosa e abordou exames preventivos, sinais de alerta e caminhos para buscar atendimento. A Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima é a porta de entrada para a prevenção e a avaliação inicial. As equipes orientam sobre os exames indicados e, quando necessário, encaminham para atendimento especializado.
A panfletagem também apresentou informações sobre direitos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama ou do colo do útero. Entre eles está o início do primeiro tratamento pelo SUS em até 60 dias após o diagnóstico, ou antes, conforme a necessidade médica. Quando houver solicitação médica fundamentada, os exames necessários para esclarecer uma suspeita de câncer devem ser realizados em até 30 dias. Mulheres que passaram por mutilação total ou parcial da mama em decorrência do tratamento têm direito à cirurgia reconstrutiva, conforme indicação e condições clínicas. A aplicação de cada direito depende dos requisitos legais e do caso individual.
ATUAÇÃO DO COMDIMU
Formado por representantes do poder público e da sociedade civil, o COMDIMU propõe e acompanha políticas públicas e iniciativas voltadas à garantia dos direitos das mulheres. A ação do Outubro Rosa aproximou informações sobre saúde, prevenção e acesso aos serviços.
PARCERIA COM A SAÚDE NA ESCOLA
A iniciativa também dialoga com o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em Uruguaiana em articulação entre a Prefeitura de Uruguaiana, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, e a 10ª CRE. O programa promove ações de saúde e prevenção nos espaços escolares, aproximando orientações e cuidados das pessoas, com atenção à saúde das mulheres.









