A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Secretária, Thais Aramburu realizou reunião nesta segunda-feira (3), para discutir e apresentar dados sobre a situação atual das endemias Dengue, Chikungunya, Zika e Leishmaniose. O objetivo da reunião foi constituir uma força tarefa, com integração de diferentes secretarias, para intensificar as ações de controle dessas endemias.
O município de Uruguaiana é considerado zona endêmica para o Aedes Aegypti e Leishmaniose. De acordo com dados da SMS, no primeiro trimestre de 2017, já ocorreram 220 focos de Aedes Aegypti, em diversos bairros do município, o que leva ao risco de ocorrências de enfermidades graves e que se apresentem sob forma de epidemias, como Dengue, Zika e Chikungunya.
“Estamos no momento em que precisamos mobilizar a comunidade quanto à prevenção, e assim, controlar, conscientizar e informar sobre os riscos de lixo em pátios e terrenos baldios. Devemos ter essa consciência, pois é um problema de todos”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu.
No mês de outubro de 2016 e janeiro de 2017, foram confirmados dois casos de Leishmaniose Visceral Humana na cidade. Os casos ocorreram com uma senhora de 64 anos de idade, e uma criança de 02 anos de idade, faixas etárias mais sucessíveis ao agravamento da doença.
Participaram da reunião, Frederico Pellegrini, Chefe de Gabinete e representante do Prefeito Municipal, Ronnie Mello; Antônio Carlos Silva Antunes, representando o Vice-prefeito; Secretária Municipal do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Márcia Fumagalli; Secretário Municipal de Planejamento, Carlos Prudêncio; Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, Fernando Morari; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Caio Sosa. Além de servidores da Vigilância Ambiental, Epidemiológica e Sanitária.
Saiba como prevenir:
Mantenha o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros;
Não deixe acumular água da chuva;
Encha com areia os potes com plantas;
Mantenha fechado barris e tonéis de água;
Não jogue lixo em áreas públicas;
Mantenha a caixa d’água fechada.