O Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, acompanhado do vice Antônio Augusto Brasil Carús participaram na manhã desta segunda-feira (19) do “Compromisso com a Educação”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de apresentar os números da pasta sobre o trabalho na nova administração municipal neste primeiro semestre de 2017.
Antes de começar a apresentação, o Prefeito Ronnie Mello cumprimentou o Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto, Secretária Adjunta, Maiza Jacques e sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado visando disponibilizar mais vagas e melhoria em escolas do município. O número de matrículas do ano de 2017 em relação ao 2016 teve um aumento de 4,58%, ou seja, 548 vagas a mais.
O Prefeito anunciou também que no meio rural foram ofertadas 100 vagas sendo: 40 na E.M.E.F. Alceu Wamosy, 20 na E.M.E.F. Dr. Crespo de Oliveira, 20 na E.M.E.F. Dom Fernando e 20 na E.M.E.F. Patrício Lopes.
Em sua apresentação, o Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto, citou exemplos de Escolas do Ensino Fundamental que tiveram aumento no número de matrículas dentro das 548 vagas criadas: E.M.E.F. José Francisco Pereira da Silva 83 alunos = 17,43%; E.M.E.F. Rui Barbosa 78 alunos = 10,26% e E.M.E.F. Elvira Cerati (CAIC) 37 alunos = 8,37%. De 2016 para 2017 também houve um acréscimo de 04 alunos na Educação de Jovens Adultos (EJA) e de 29 alunos no Colégio Agrícola.
Na Educação Infantil (Pré - Escola), o Secretário afirmou que até o momento foram inscritas 906 crianças para as etapas de Pré-Escola sendo que todas contempladas com vaga.
Foram apresentadas também a situação das obras nas Escolas Municipais, como a conclusão, ampliação e reforma da E.M.E.I Monteiro Lobato, e a reforma da quadra esportiva da E.M.E.F Dr. Crespo de Oliveira. No momento encontra-se em andamento a reforma e ampliação da E.M.E.F General Osório.
A Secretária Municipal de Saúde, Thaís Aramburu, esteve presente no evento e aproveitou a oportunidade para falar da importância da integração nas atividades saúde-educação que envolvem o Dants (Doenças Agravos não Transmissíveis) e sobre o Centro de Nutrição para que isso não seja somente um discurso e sim, uma prática conjunta entre as secretarias.
“A minha presença aqui é para apoiar a educação com a ideia de que se possa investir muito em prevenção”, afirmou a Secretária.
“Nosso compromisso cresce na medida que recebemos mais de 500 novos alunos, pois, temos que manter o mesmo nível e qualidade. Além disso, abrir a educação infantil (pré escola), nos pólos do interior é algo que nos enche de orgulho porque precisamos dar uma condição melhor as famílias e principalmente as crianças dessas localidades”, disse o Prefeito Municipal, Ronnie Mello.
Estiveram presentes o Vereador Elton da Rocha, representando a Câmara de Vereadores, Secretários Municipais e Diretores das escolas do município.