O Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, acompanhado do Vice, Antônio Augusto Brasil Carús, estiveram nesta terça-feira (8) visitando a Vinícola, em São Marcos, e acompanharam o início da poda das parreiras realizada pelos alunos do Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos com a participação da Emater.
O trabalho desenvolvido pelos estudantes faz parte das atividades propostas no currículo dos alunos, e tem coordenação do professor e Engenheiro Agrônomo Gabriel Brixner. Além disso, a reativação da vinícola oferece oportunidade para que os alunos do Colégio Agrícola possam desempenhar o estágio, visto que é obrigatório para a conclusão do curso.
Atualmente a vinícola está inativa, no entanto, depois de dois anos parada, os parreirais estão recebendo tratamento adequado. A Vinícola começou a operar em 2006 com a Vinoeste, e em 2011, foi a Vinícola Casa Valduga que ganhou a concessão. A concessão com a Casa Valduga durou três anos, após esse prazo, a vinícola foi desativada.
“A decepção é enorme por saber que milhões de reais foram investidos sem ter os cuidados necessários.
Se não bastasse, a última empresa que passou simplesmente abandonou o projeto proposto. Mas já estamos recuperando com o empenho de servidores, professores e estudantes da Colégio Agrícola Municipal, Emater e parceiros da nossa comunidade. Neste terça-feira (8) foi um dia importante para São Marcos, pois a localidade recebeu técnicos da Universidade Católica de Milão/Itália que estiveram visitando a vinícola à convite do Sebrae. O que o antes era mato, agora está na fase da poda e lá por fevereiro de 2018 teremos uva para produzirmos novamente vinho em Uruguaiana"