Aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) na Avenida Presidente Vargas em frente ao Obelisco, a solenidade que marca os 152 da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, Vice-Prefeito, Antônio Augusto Brasil Carús, General de Brigada Josias Pedrotti da Rosa, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, além de autoridades civis e militares.
Uma tropa uruguaia, além de tropas do exército brasileiro e cavalarianos realizaram um desfile na avenida.
Em seu discurso, o Prefeito Municipal, Ronnie Mello, falou sobre a importância da data para o município. “Hoje, 18 de setembro, comemoramos o episódio histórico da Retomada de Uruguaiana das mãos de tropas invasoras da nossa cidade, em 1865. Recordando o passado que a data evoca, - porque é no passado que sempre haveremos de encontrar as fontes inspiradoras de nossas atividades -, lembramos dos acontecimentos que tiveram por cenário as coxilhas desta terra abençoada, elevando-à às culminâncias da própria história da nacionalidade”, declarou.
Inauguração da Placa
A segunda-feira (18) também foi marcada pela inauguração de uma placa alusiva à Retomada de Uruguaiana pelas forças da Tríplice Aliança na Guerra do Paraguai na Praça Barão do Rio Branco.
Na oportunidade, os presentes escutaram a alocução sobre a Retomada de Uruguaiana realizada pelo Professor Luiz Stábile, logo após foi a vez de o representante da Academia de História Militar Terrestre do Brasil, Carlos Fontes fazer o uso da palavra.
Dizeres da placa: Nesta cidade, no memorável dia 18 de setembro de 1865, o Tenente Coronel Antônio de la Cruz Estigarribia, entregou, de próprio punho, sua rendição com toda a sua tropa de 5.545 paraguaios ao Ministro da Guerra Ângelo Muniz da Silva, que fazia acompanhar do General Caldwel e Majores Meireles e Amaral.