Começou ontem e vai até sexta-feira (22) a Campanha Estadual de Conscientização e Mobilização da Luta contra a Tuberculose.
De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica no município, Luciane Dias Freitas, o objetivo é mobilizar as equipes de saúde e a comunidade em geral para a identificação precoce de possíveis portadores da doença e garantir o tratamento oportuno e adequado, quebrando a transmissão de indivíduo para indivíduo controlando, dessa maneira, a incidência da doença no município.
Tendo em vista a importância da conscientização da população sobre o problema e a captação de casos novos precoces da doença, foi elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma programação nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).
Paralelamente às atividades abaixo, todas as ESFs e Unidades Básicas de Saúde estarão desenvolvendo atividades educativas durante a semana.
Veja o que será realizado:
21 de setembro (quinta-feira) - 9h
Mobilização na comunidade da ESF 14 onde há um número significativo de casos de Tuberculose, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde serão realizadas visitas domiciliares com prestação de informações sobre a doença e distribuição de folders maior incidência de casos de tuberculose. Realização de visitas domiciliares, prestação de informações e orientações sobre a doença. (Atividade desenvolvida pelo Acadêmico de Enfermagem da Unipampa, Carlos Valau).
22 de setembro (sexta-feira) - todo dia
Dia Estadual de Conscientização e Mobilização da Luta contra a Tuberculose
25 de setembro (segunda-feira) - 08h30min
Roda de conversa na sala de espera da ESF 17 com distribuição de folder contendo informações a respeito de sintomas, diagnóstico e tratamento. (Atividade desenvolvida pelo Acadêmico de Enfermagem da Unipampa, Carlos Valau).