O Vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús, acompanhado do Secretário Municipal de Educação, Emerson Barreto Ortiz, da Secretária Adjunta, Maiza Jacques, participou nesta segunda-feira (13) da abertura da Semana Municipal da Consciência Negra que segue até o dia 20 deste mês.
Durante a abertura foram apresentados trabalhos da EMEI Tia Mercedes, EMEF Dom Bosco, EMEF Marília Sanchotene Felice e EMEF Moacyr Ramos alusivos a Semana da Cultura Afro-Brasileira. O objetivo da semana é fomentar o assunto na comunidade para que haja uma reflexão na luta contra o racismo e a tolerância religiosa. “O propósito maior é multiplicar essas informações com a ajuda das escolas, pois trabalhamos juntos na área temática para termos mais visibilidade”, disse a Professora Marizeth Pinto, do Movimento Negro.
De acordo com Marizeth, a Praça Barão do Rio Branco foi escolhida por estar no coração da cidade e por ser um local onde passam centenas de pessoas diariamente. “Vamos deixar expostos os trabalhos realizados dentro das escolas durante o ano”, disse.
Em seu pronunciamento Carús destacou que Uruguaiana foi uma das primeiras cidades do Brasil que proclamou o fim da escravatura no município, cujos históricos fazem parte dos anais do legislativo municipal.
O atual Vice-prefeito, foi quem sancionou a Lei Municipal 2.249/91 que dispõe da Semana da Cultura Afro-Brasileira, na época, Carús era prefeito do município.
Estiveram também presentes na abertura Marizeth Pinto Copceski, Elza Brongar da Fontoura Presidente do Movimento Negro de Uruguaiana, Elza Kurtz da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir).