O prefeito Ronnie Mello recebeu das mãos do deputado
estadual Frederico Antunes na manhã desta quinta-feira (28), o decreto assinado
pelo governador José Ivo Sartori, que autoriza o Departamento Autônomo de
Estradas de Rodagem (DAER) a “estadualizar” as estradas municipais UR 101 e UR
201.
O pedido e a justificativa já haviam sido encaminhados, em
duas oportunidades, ao secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen. Um
encontro realizado em fevereiro deste ano, no distrito de São Marcos, e outro
em maio, em Alegrete, selaram o interesse da municipalidade.
Demanda de década
A conquista é histórica, pois a demanda já vinha sendo
buscada a mais de uma década sem sucesso. A articulação política desempenhada
pelo deputado estadual Frederico Antunes junto à Secretaria Estadual de
Transportes foi fundamental para que se chegasse ao decreto, oficializando
desta forma a estadualização. O poder de convencimento do Deputado e a
sensibilidade em avaliar os avanços à comunidade uruguaianense do secretário
Pedro Westphalen foram de alta relevância para que a avaliação fosse realizada
com êxito.
Estudos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento
Estratégico concluíram que a interligação das BR 472 e BR 290, utilizando a
estrada vicinal municipal localizada no 3º Distrito do Plano Alto, a UR 101
(trecho de
Vantagens
A idéia é de que esta rodovia estadual funcione como uma
artéria, à qual estarão interligadas as estradas vicinais, que sustentam o
escoamento da produção agropecuária local, de forma a contribuir
significativamente com o desenvolvimento econômico do município.
Outra vantagem da estadualização é a possibilidade de
interligação de duas estradas federais (BR 290 e BR 472), que são corredores de
conexão a outros municípios.
A diminuição significativa da distância entre os municípios
próximos e a capital do Estado também renderá importantes benefícios para as
comunidades da fronteira. Por exemplo, hoje quem se desloca dos municípios de
São Borja e Itaqui, com destino à capital do estado, obrigatoriamente tem que
cruzar o contorno junto ao núcleo urbano de Uruguaiana. A interligação proposta
permitirá que as pessoas tenham a diminuição de
Manutenção
Com a estadualização, o DAER, que tem sua sede regional
localizada em Alegrete, deverá realizar a manutenção do trecho, dando melhores
condições de tráfego, facilitando a circulação de veículos e maquinários. “Que
são apoios diretos ao setor agropecuário”, explica Carlos Prudêncio, secretário
municipal de Planejamento.
Esta artéria que passa entre os distritos do Plano Alto e
João Arregui, uma vez “estadualizada”, tem a possibilidade futura de ser
pavimentada pelo Estado ou através de recursos federais. “Para isso, será
necessária também uma penetração política, pois tecnicamente esta comprovada a
sua importância”, explica o Secretário. “Vale a pena salientar também, que as
RSs de Alegrete, mantidas pelo DAER, tem manutenção permanente”, conclui
Prudêncio.
Trabalho atual
O interior do município de Uruguaiana possui aproximadamente
1,2 mil quilômetros de estradas vicinais. Essa grande distância torna bem
difícil o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Infra-estrutura Urbana e
Rural na manutenção de qualidade dos trechos. “Mesmo assim, estamos
desenvolvendo, em conjunto com os produtores, um trabalho de melhoria nas
estradas vicinais, responsáveis pelo escoamento da produção uruguaianense”,
ressalta o secretário de Infra-estrutura Urbana e Rural, Rafael Ferreira.
Atualmente as equipes da secretaria estão desenvolvendo um trabalho de
recuperação de trechos justamente na UR 101, junto ao Brete do Moinho.
A grande extensão de estradas vicinais não pavimentadas em
Uruguaiana gera extremas dificuldades no trabalho de manutenção e, com isso,
cada vez mais, também, problemas no desenvolvimento do setor agropecuário.
O prefeito Ronnie Mello acredita que, com a estadualização
das UR´s, essas dificuldades sejam diminuídas. “Com isso, as comunidades do
interior terão mais desenvolvimento, além de podermos também auxiliar com mais
ênfase em outros setores necessários”, explica.