O vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús visitou hoje (18) a sala que será destinada, de forma momentânea, a uma singela homenagem ao escritor e poeta uruguaianense Luiz de Miranda. A sala fica localizada no Museu do Rio Uruguai, no bairro Mascarenhas de Moraes.
O Vice-prefeito diz que “é uma justa homenagem do povo de Uruguaiana ao seu filho ilustre”. O local irá contar com inúmeras obras do poeta, publicadas no Brasil e no exterior. No momento, o acervo está à disposição da Diretoria de Cultura do município, que fica localizada junto ao Museu Raul Pont (Rua Tiradentes, 2801), até que seja reformado o prédio do Centro Cultural Dr. Pedro Marini, onde as obras deverão ficar disponíveis à visitação de forma permanente.
O poeta Luiz Carlos Goulart de Miranda nasceu em Uruguaiana no ano de 1945. Ele é autor da obra poética mais extensa do mundo, com 3.432 páginas contabilizadas. São mais de 45 anos de carreira literária e 33 livros publicados. Suas maiores obras são: Porto Alegre: Roteiro da Paixão; Porto Alegre, de 1985, e Trilogia da Casa de Deus.
Além disso, ele trabalhou em diversos órgãos de imprensa de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. No ano de 1987 foi eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras e em 2000 escolhido para a Academia Sul Brasileira de Letras.
Toda a obra
literária de Luiz de Miranda compõe a mostra, além do acervo de 30 telas produzidas
por artistas diversos que o homenagearam quando ele completou 50 anos.