O primeiro mutirão oftalmológico da Secretaria Municipal de Saúde de 2018 foi realizado no sábado (20), na Santa Casa de Uruguaiana. Ao todo foram atendidas 105 pessoas pré-agendas de várias faixas de idade.
A Secretaria estabeleceu, no ano passado, que a meta era de zerar a lista de espera, que na época tinha mais de duas mil pessoas sem resolução encaminhada para seus problemas. “Todas as pessoas que não puderam ser atendidas, já foram contatadas”, afirma a secretaria Thais Aramburu.
Os pacientes realizaram a primeira consulta com a equipe de profissionais vindos de Rosário do Sul com custo coberto pela Secretaria Municipal de Saúde. Alguns dos pacientes atendidos já saíram com uma receita de óculos. “Outros foram diagnosticados com retinopatia diabética, glaucoma, receita para a aplicação do laser ou determinaram que seria necessário o procedimento cirúrgico”, explica a secretária. “Os pacientes saíram com encaminhamento, para posterior agendamento em Rosário do Sul”, comentou Thaís.
Os profissionais que realizaram os exames oftalmológicos trouxeram para o mutirão municipal apenas os equipamentos de triagem. Os procedimentos mais complexos continuam sendo desenvolvidos na clínica de Rosário do Sul.
Em 2017 foi possível encaminhar uma nova gestão ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Na última década, o setor sofreu com a gestão inadequada, com isso faltavam recursos para ter uma viatura para a realização da visita ou para a manutenção da mesma.
Mesmo com o avanço alcançado o serviço ainda não foi restabelecido por completo. “A logística do TDF não está totalmente resolvida, mas perto da situação em que a recebemos, está funcionando”, finaliza a Secretária.