Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural estão desde sexta-feira (2) trabalhando na limpeza da avenida Presidente Vargas e nas ruas transversais para que não haja acúmulo de lixo produzido durante a realização do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana. Conforme o secretário Rafael Ferreira, mesmo com a adoção dessa atitude, a grande quantidade de lixo tem gerado muito trabalho aos servidores desde domingo (4), quando foi encerrado o evento.
Até ao início da tarde de hoje (5), a ação dos servidores da SEMIUR conseguiu realizar a coleta de cinco caminhões de lixo por dia, em média. “Em três dias foram coletadas 30 toneladas de resíduos jogados no chão”, salienta Rafael Ferreira.
Nesta segunda-feira a média/diária de lixo coletada foi reduzida, ficando em seis toneladas coletadas, tendo em vista a maior intensidade no trabalho de desmontagem da estrutura da passarela do samba e pelo próprio término do evento. “Sob a estrutura ainda temos lixo acumulado que só será retirado por completo com o final da desmontagem das arquibancadas e camarotes”, salientou.
Uma situação notada pelo Secretário é de que as lixeiras disponíveis ao longo da Presidente Vargas estavam praticamente vazias. No percurso de cinco quarteirões foram disponibilizadas 60 lixeiras plásticas móveis. “Ao recolhermos o lixo acumulado, notamos que os equipamentos não foram utilizados pela população”, explicou Rafael Ferreira.