Na manhã desta quarta-feira (21), o projeto DANTS realizou o seu encerramento das atividades que estavam sendo desenvolvidas na Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Cultura (SMELC), durante às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h. A previsão é de que o projeto seja transferido para a piscina térmica do Sá Viana Futebol Clube durante a temporada de outono e inverno.
Ao todo participaram mais de 600 alunos das atividades nos meses que compõem o verão. Em um único dia, a piscina do complexo esportivo chegou a receber mais de cem alunos para realizar a atividade de hidroginástica. “A estrutura que é disponibilizada é uma das melhores da região e poucos municípios do Estado possuem um projeto como este”, salientou o vice-prefeito, Antonio Augusto Brasil Carús, em sua fala aos alunos do projeto.
As atividades visam proporcionar qualidade de vida dos alunos na faixa etária dos 16 aos 90 anos, evidencia o coordenador do projeto, Alex Carvalho e calcula que 8% de todos os alunos possuem acima de 80 anos.
Sobre o Projeto DANTS
Através de recomendações para o Combate das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, através do setor de Vigilância Epidemiológica, oferece gratuitamente à comunidade a possibilidade de participação no Projeto DANTS, que destina atenção às doenças e agravos não transmissíveis, vinculado ao Ministério da Saúde.
As ações de prevenção do Projeto DANTS são feitas através de atividades físicas, acompanhamentos nutricionais, aferição de pressão arterial e hgt em todas as unidades básicas de saúde da cidade e do interior do município desde 2010.