Após o grande período de manutenção do temporal, o município busca se recuperar das intensas, contínuas e intermitentes precipitações pluviométricas que ocasionaram problemas em diversas áreas. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, choveu em Uruguaiana nas últimas 72h, por exemplo, cerca de 70 mm.
A grande intensidade da chuva gerou, inclusive, a necessidade de um monitoramento mais detalhado da Comissão Municipal de Defesa Civil em decorrência dos grandes estragos gerados pela manutenção do quadro de instabilidade climática.
A situação de extrema gravidade gerou a mobilização de diversas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural, buscando atender a toda a comunidade atingida pelo problema.
Além de serem desenvolvidas ações de aberturas de valas, desobstrução de bueiros e limpeza de áreas alagadas, as atividades também estiveram sendo desenvolvidas na recuperação de trechos de ruas nos mais diversos bairros e vilas da cidade, numa verdadeira junção de esforços para atender a demanda de solicitações da população e tornar possível um fluxo com menor potencial de prejuízo aos condutores que se deslocam pelas vias da cidade.
O caos gerado pelo grande volume de precipitação atípica forçou com que equipes da SEMIUR se dedicassem ainda mais no trabalho para buscar a resolução do danos de uma forma rápida, célere e eficaz. Nos bairros União das Vilas, São João e Cohab II, os reflexos positivos da atuação dos servidores da Secretaria já foram sentidos ainda neste sábado. Ruas como Benjamin Constant, General Hipólito, Alceu Wamosy e acesso à União das Vilas foram atendidas pelas equipes da Secretaria e tiveram grandes trechos recuperados.
Conforme o prefeito Ronnie Mello o trabalho será contínuo no atendimento à população. “Todos os esforços estão sendo feitos para recuperar o que foi danificado e para minimizar o desconforto daquilo que foi prejudicado”, garante Mello.