O Colégio Agrícola Municipal (CAM) manteve as suas atividades nesta semana, mesmo que os alunos não estivessem em aulas em decorrência do Decreto Municipal de Calamidade Pública.
Os estudantes realizaram uma ação conjunta com os professores e a diretoria do CAM, de forma voluntária, para manter a produção da COOPERCAM, cooperativa que auxilia o educandário.
As atividades foram desenvolvidas junto aos canteiros de produção comercial, mantidos pela cooperativa. Os alunos aprenderam sobre instalação de “mulching” (jardinagem) nos canteiros; irrigação das mangueiras de gotejamento; transplantes das mudas para os canteiros finais; semeadura em bandejas com sementes de alface, salsa, cebolinha e construção das bancadas para as bandejas da estufa sementeira nos canteiros de produção comercial.
Segundo o diretor do CAM, Nino Oliveira, a pequena produção desta semana não foi comercializada para o público. “Essas atividades serviram para que os alunos realizassem aulas práticas e a produção foi comercializada entre eles. Assim sendo, o valor arrecadado foi destinado ao CAM, via cooperativa”, salientou. Ele ainda acrescenta que as próximas produções da COOPERCAM serão comercializadas junto às feiras de produtores, destinando com isso, a produção à comunidade uruguaianense.
Um dos alunos do CAM, Renato Rodrigues, comentou que essa atitude beneficia muito aos estudantes. “É uma oportunidade para aprendermos mais sobre os conteúdos que estudamos em sala de aula e, com isso, conseguirmos aproveitar a nossa produção”, afirmou.