O desenvolvimento de um trabalho de qualidade no ensino
refletindo sobre o atual contexto educacional e a necessidade de uma reestruturação
curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) foram os
principais temas enfocados durante a realização do Encontro Referencial
Curricular Gaúcho desenvolvido nesta quarta-feira (24),
O evento foi aberto com a apresentação de dança de
alunos da EMEB Rui Barbosa. Após, houve a recepção por parte do secretário
municipal de Educação, Émerson Barreto Ortiz, aos professores que participaram
da atividade. Em seguida, o prefeito Ronnie Mello falou sobre a necessidade da
realização de um evento que debate questões tão importantes da educação,
reforçando a atenção que a administração municipal dá ao tema, com
investimentos consideráveis em todos os setores da rede municipal. “A educação é
uma das nossas prioridades sempre”, disse.
Como convidadas para o evento estiveram em Uruguaiana,
as professoras Marléa Ramos Alves, ex-secretária de Educação de Caxias do Sul e
coordenadora executiva da UNDIME; e Cleuza Rodrigues Repulho, integrante do
Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e consultora do Centro de Referências
para a Educação Integral.
Referencial Curricular Gaúcho
Com o objetivo de criar uma base comum curricular
integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual
de Educação (SEDUC), por meio do Departamento Pedagógico, buscou junto à União
Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino
Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular
Gaúcho. Com previsão de implementação em 2019, o novo projeto visa agregar temáticas
regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma
complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conforme a professora
Marléa Ramos Alves, o Referencial Curricular Gaúcho tem o objetivo de fazer um
resgate do conhecimento da história dos diferentes povos que formaram o estado.
“A proposta, direcionada para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental, é utilizar as produções pedagógicas da nova Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), relacionando os conteúdos com as temáticas tradicionalistas
nas áreas de cultura, religiosidade, linguística, folclore e literatura”,
explicou.