Dia Mundial de Combate a AIDS
Desde o dia 22 de novembro, atividades diferenciadas estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde, Setor DST Aids entre funcionários e participantes dos programas locais de combate e prevenção à doença. No dia 22, foi realizada uma capacitação para educadores e adolescentes multiplicadores, com a participação de universitários, no salão da Escola Municipal Cândido Rondon.
No dia 23, ocorreu uma roda de conversa e visita técnica do setor de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais com os acadêmicos do Curso de Medicina da Unipampa e no dia 24, os grupos de trabalho da Secretaria disponibilizaram testes rápidos e orientação e distribuição de preservativos no evento Anima Campus, desenvolvido pela Universidade.
Nesta terça-feira (27), em reunião do Comitê Municipal de Investigação da Mortalidade por Aids de Uruguaiana foram definidas as demais atividades que serão realizadas.
Nesta quarta-feira, das 8h às 18h, acontecerá o Dia de Orientação sobre HIV/Aids em ambiente universitário. A atividade será desenvolvida na Unipampa e fará referência ao Dia Mundial de Combate a Aids celebrado em 1º de dezembro. Na sexta-feira teremos II Mostra Pedagógica das escolas estaduais e municipais, na Praça do Barão, das 9h às 16h. Neste mesmo período, a Carreta da Saúde estará na Praça dando acesso gratuito à população aos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também haverá distribuição de preservativos e material informativo sobre HIV/Aids.
No dia 1º de dezembro, as equipes participarão do programa municipal “DE MÃOS DADAS COM A COMUNIDADE”, na Praça do Esporte e Cultura, no Bairro Rui Ramos. As atividades serão das 8h às 12h.
Conforme a secretária de Saúde, Thais Aramburu, até o dia 7/12 serão realizados trabalhos de orientação, testagem, distribuição de preservativos e panfletos informativos em todas as Estratégias da Saúde da Família no município. A realização da caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate a Aids ainda não foi confirmada.
Há 30 anos, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.
Fonte: Prefeitura Municipal de Uruguaiana