O prefeito em exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (8), o compositor uruguaianense Felipe Azevedo, escolhido para ser o patrono da Feira do Livro de Uruguaiana em 2019. O artista será apresentado hoje à noite na abertura do Ano Cultural, que ocorre a partir das 20h, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo (rua Santana, 2588). Também integra a atividade, a exposição do artista plástico Ery Cruz, que expõe algumas de suas obras. Um show com Felipe Azevedo encerra o evento, que é gratuito.
Pelo projeto montado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), em 2019 a Feira do Livro de Uruguaiana será trabalhada ao longo de todo o ano, com a realização de atividades também alinhadas ao desenvolvimento do calendário escolar. O objetivo é desenvolver junto às escolas da rede municipal de ensino programações voltadas ao desenvolvimento do gosto pela leitura. “A meta é realizarmos micro feiras do livro nos educandários, promovendo o grande evento que acontece no final do ano, na Praça Barão do Rio Branco”, disse Maiza Pereira Jacques, integrante da Diretoria de Cultura.
Acompanhado também pela presidente da Associação Cultural Arte & Letra, Nilza Dornelles na visita ao prefeito em Exercício, Antônio Augusto Brasil Carús, Felipe Azevedo mostrou-se lisonjeado pelo convite, que aceitou de pronto. “Momento especial, emocionante, pela nova experiência em minha vida e trajetória artística e que também se alinha neste ano com a iniciativa inovadora: conectar a Música e a Leitura”, falou Azevedo. “Como musico e compositor e também ensaísta com livro-cd publicado, sinto-me profundamente honrado e muito grato”, explicou.
A 43ª Feira do Livro de Uruguaiana acontece de 30 de novembro a oito de dezembro.
Felipe Azevedo
Felipe é um artista múltiplo que compõe, toca, canta, educa e pesquisa. O violão com voz é sua performance interativa e uma de suas marcas. Iniciou na música como baterista (dos seis aos 12 anos), em seguida dedicou-se à flauta doce e ao violão e ao canto. Atualmente toca violão de seis e sete cordas, viola caipira, ukulele hawaiano e cavaquinho, além de cantar. Inicialmente autodidata, aprendeu a ler e escrever partituras através de um Curso de Violão do mestre uruguaio Isaías Sávio. Felipe Azevedo traz em suas composições influências das geografias musicais de seu país e de diversos gêneros do mundo, tudo em grande parte focado e filtrado no seu processo criativo, que o artista denomina Violão com Voz.
É mestre em Letras pela Universidade Federal do RS (UFRGS), Especialista em Educação (FACED-UFRGS) e Licenciado em Música (Centro Universitário Metodista – IPA) e Letras (PUC), tendo inclusive cursado Bacharelado em Cordas – Violão (UFRGS).
Vencedor de seis prêmios Açorianos e outros tantos em festivais de música nacional e internacional, Felipe participou de turnês por países como Suíça, Noruega, França, Espanha e Uruguai.
Atualmente, além de divulgar seu último trabalho Tamburilando Canções – Felipe Azevedo – Violão com Voz, projeto multimídia que agrega Livro, Cd e Hotsite interativo, está em pré-produção de novo álbum.