O Programa Forças no Esporte (PROFESP) em sua edição 2019 realizou sua aula inaugural nesta segunda-feira (22), no auditório do 22º GAC Ap, instituição militar responsável pelo desenvolvimento da atividade em Uruguaiana. Uma exposição do tenente coronel Alexander Aquiles da Conceição, comandante do 22º GAC Ap, enfocou os detalhes em torno do desenvolvimento do programa, que é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
Este ano, serão atendidos alunos do sexo masculino com idades entre sete e quinze anos, das escolas Marília Sanchotene Felice, Elvira Ceratti, Moacir Ramos Martins e Antônio Moacir Pereira Jacques. Ao todo, cem estudantes estarão integrados nas atividades do PROFESP no município.
A realização das ações do PROFESP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares participantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos, infraestrutura e logística. Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, dos demais segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.
Em Uruguaiana, o PROFESP será desenvolvido de segunda a quinta-feira, no período inverso ao das escolas abrangidas. Após o turno escolar, os estudantes são encaminhados à unidade militar onde almoçam. Em seguida, são desenvolvidas atividades de cidadania e esportivas. Ao final do dia, ainda recebem lanche, antes de serem encaminhados para suas residências.
O vice-prefeito Antônio Augusto Brasil Carús esteve acompanhado à aula inaugural do PROFESP dos secretários de Educação, Émerson Barreto Ortiz, e adjunto de Esporte, Lazer e Cultura, Raphaely Félix. “É um programa de extrema relevância desenvolvido pelo 22º GAC Ap, e que a administração municipal tem a honra de participar e de dar a sua contribuição para a sua realização”, evidenciou Brasil Carús.