A Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural instalou na última quarta-feira (29), o terceiro pontilhão em área urbana construído ou reformado pelos profissionais do setor.
Trata-se uma pequena ponte construída com o uso de um chassi de caminhão, ferros e madeiras e que foi projetada a partir da ideia do secretário adjunto de Infraestrutura Urbana e Rural, Joalcei Gonçalves (Juca da Lavagem). “Esse problema era uma das maiores preocupações do Prefeito Ronnie Mello em relação à segurança dos moradores do bairro Cidade Nova, então levei a ideia de utilizarmos chassis ao Executivo que imediatamente acionou nossos engenheiros, dando total apoio e aval ao projeto.
Logo em seguida começamos a reforma do primeiro pontilhão e a construção e instalação do segundo. Nesta quarta instalamos a terceira estrutura construída ou reformada pela Semiur”, disse Joalcei.
Acompanhado do secretário Frederico Pellegrini e do adjunto Joalcei, o prefeito Ronnie fiscalizou o trabalho da equipe da Semiur no bairro Cidade Nova, local onde o pontilhão foi instalado. “Este problema era histórico, pois os antigos pontilhões eram feitos de tubulações, sendo que as mesmas eram obstruídas pelo lixo despejado irregularmente, então, a cada chuva as casas eram alagadas. Os pontilhões estão sendo substituídos ou reformados no intuito de dar maior segurança aos moradores e evitar ou amenizar alagamentos. Uma ideia simples que foi aprimorada pela Semiur e está trazendo grandes resultados para essa comunidade”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Os moradores do bairro Cidade Nova, rua Mileto Vasconcelos fizeram questão de conversar com o Prefeito. “Finalmente a nossa comunidade foi atendida. Há décadas buscamos a instalação de um pontilhão que oferecesse segurança para passagem de pedestres e veículos. A passagem de água foi desobstruída e a retirada da tubulação de concreto que servia como mini-ponte deve resolver o problema dos alagamentos”, disse Carlos Duarte, morador da rua.
Os chassis utilizados para as construções de dois dos pontilhões urbanos foram doados pela Receita Federal. A Prefeitura buscará uma nova doação para a construção do quarto.