O prefeito Ronnie Mello assinou na manhã desta terça-feira (25), a homologação de um dos processos licitatórios para que sejam adotadas as medidas necessárias para a realização dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) em todas as escolas da rede pública municipal de Uruguaiana.
Esse foi um dos compromissos assumidos pela atual gestão municipal, a partir do inicio do trabalho em janeiro de 2017. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, naquela data nenhum educandário possuía PPCI, que é obrigatório pela legislação.
Com isso, a Prefeitura precisou contratar uma engenheira elétrica para a elaboração dos planos. Para ratificar essa intenção do Executivo, foi assinado junto à Promotoria Pública um termo de integração operacional entre o Município e Corpo de Bombeiros, estabelecendo desta forma um cronograma de desenvolvimento de atividades para o cumprimento do PPCI. Conforme o cronograma, a expectativa é de que até o final de 2019 todas as escolas da rede municipal de ensino já tenham o seu PPCI.
Atualmente cinco escolas dos 31 educandários administrados pela Secretaria Municipal de Educação já possuem o PPCI. Outras três escolas aguardam a vistoria para a liberação do alvará. Outras treze já estão com o PPCI´s em fase final de licitação. Dez escolas estão com os PPCI´s em fase final de elaboração.
No despacho desta terça-feira (25), foram abrangidas as escolas José Francisco Pereira da Silva, Alceu Wamosy,General Osório, Dom Fernando, Domingos José de Almeida, Patrício Lopes e Moacyr Ramos Martins. “Como nunca o município teve escolas com o PPCI, podemos considerar esse um momento histórico, pela relevância da administração em dotar os educandários com os parâmetros de segurança necessários aos alunos, além de seguirmos à risca os nossos compromissos com a educação, segurança e saúde”, disse Ronnie Mello.
Vale salientar que o processo é longo, lento e caro. A previsão é de que o Município venha a investir cerca de R$ 1 milhão para concluir todo o processo.