Esta segunda-feira, 26/8, marcou o início da operação de mais três máquinas de hemodiálise na Clínica Renal. Os equipamentos haviam sido comprados pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana há algumas semanas, e chegaram à instituição no sábado, 24/8, tendo sido colocadas em funcionamento imediato.
Trata-se de três maquinas seminovas, em perfeito estado de conservação, que representam uma significativa ampliação na capacidade de atendimento do serviço de nefrologia. Com elas, a Clínica Renal tem condições de atender a mais seis pacientes por dia.
Atualmente o serviço atende a 45 pacientes. Com a chegada, a Clínica Renal conta neste momento com 16 máquinas de hemodiálise operando e quatro em manutenção.
A aquisição das maquinas representa um investimento de R$ 28 mil no serviço. O valor é oriundo da campanha Troco Solidário, da rede de Supermercado Baklizi. “Essa é mais uma realização com esse troco, que tem nos ajudado muito. Já realizamos o conserto de outros equipamentos, como o acelerador linear do serviço de radioterapia, e do tomógrafo, do serviço de diagnóstico por imagem. Agora, conseguimos ampliar nossa capacidade de atendimento da Clínica Renal. Em nome de toda a Santa Casa, agradeço imensamente a comunidade que deixa seu troco, e ao Supermercado pela iniciativa”, destacou a gestora administrativa da instituição, enfermeira Thais Aramburu.
Durante a manhã desta segunda-feira, o prefeito Ronnie Mello esteve visitando o Hospital Santa Casa. Ele esteve no serviço de hemodiálise, conversou com pacientes e funcionários, e comemorou a aquisição. “Aos poucos, e com a ajuda da comunidade, a gente vai conseguindo superar as dificuldades. Ficamos realmente felizes com a aquisição das novas máquinas, e gratos a parceria dos Supermercados Baklizi e o apoio dos uruguaianenses, que através do Troco Solidário vem ajudando a Santa Casa. Esta é a prova de que, de mãos dadas conseguimos realizar, conseguimos fazer mais”, destacou.
Outros investimentos
Uma das primeiras ações de investimento da atual gestão foi justamente na Clínica Renal. Na ocasião, foram adquiridos seis novos filtros, que garantiram melhoria na qualidade da água utilizada na hemodiálise. Também foi negociado o pagamento de uma dívida com a empresa responsável pela manutenção preventiva das maquinas de hemodiálise, que estava suspensa devido ao débito. Atualmente, o acordo com a empresa importa em um pagamento mensal de R$ 15 mil, que corresponde a parcela da dívida antiga, custo da manutenção preventiva dos equipamentos e custo da manutenção corretiva de uma máquina por mês.