10 SET 2019
Lançada programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2019
Aconteceu na tarde deste domingo, na Praça Farroupilha, cerimônia de lançamento da programação oficial.

Com o tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, a programação tem a intenção de homenagear o grande nome do tradicionalismo gaúcho. Sua trajetória e seus feitos que marcaram a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul serão reforçadas através de uma grande programação montada pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas em 2019, que tem na presidência executiva Ivoné Emílio Colpo.

O evento contou com a presença do prefeito Ronnie Mello, que falou sobre a importância do momento para o tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

Segundo o Chefe do Executivo o momento é uma oportunidade de celebração da bravura e da coragem dos homens e mulheres que lutaram pelo Rio Grande do Sul. “Junto com o olhar para o passado, é preciso vermos o presente e prepararmos o futuro para o nosso Brasil, Rio Grande do Sul e Uruguaiana.

E esse seja talvez, o mais árduo dos nossos trabalhos”, ressaltou. “Precisamos combater e vencer aqueles que consideramos os nossos piores inimigos, o egoísmo e o individualismo”, finalizou.

Como destaque das atividades programadas, estão a chegada da Chama Crioula, no Monumento ao Tradicionalismo, quando será distribuída uma centelha a todas as cidades que integram a 4ª Região Tradicionalista, que como subcoordenadora Sonia Trevisol.

O evento está programado para acontecer nesta quarta-feira (11), a partir das 8h45min, junto ao marco das Três Divisas, na BR 290. Às 9h, sob o comando de Jeferson Renato Oliveira, ocorre o recebimento da Centelha da Chama Crioula pelo município, iniciando a cavalgada em direção à Uruguaiana.

A chegada da Chama ao Município está marcada para acontecer na sexta-feira (13), às 19h, na Praça Farroupilha, onde acontece a cerimônia oficial de início dos Festejos Farroupilhas de Uruguaiana.

No dia 17 de setembro, às 19h, será realizada a Sessão Solene na Câmara Municipal de Uruguaiana, alusiva à Semana Farroupilha 2019, após a chegada da chama crioula no Palácio Borges de Medeiros.
O desfile oficial dos Festejos Farroupilhas ocorre no dia 20 de setembro, a partir das 9h30min.

Homenagem a Paixão Côrtes

João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste Gaúcha, em 12 de julho de 1927. Era agrônomo, mas ficou conhecido por ser folclorista, compositor, radialista e pesquisador, considerado como um dos ícones da cultura e dos costumes gaúchos. Ex-aluno do Colégio União quando seu pai era diretor da Estação Experimental de Uruguaiana, foi ele que carinhosamente deu o apelido para o Colégio União de Baio Velho. Também estudou no Instituto Porto Alegre e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.

Paixão Côrtes é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva. Juntos, partiram para a pesquisa de campo, viajando pelo interior, para recuperar traços da cultura do Rio Grande.