10 SET 2019
Novos cargos para agentes de saúde comunitários e de endemias

A Prefeitura de Uruguaiana encaminhou nesta terça-feira (10) à Câmara de Vereadores, projeto de lei visando à criação de cargos de agentes de saúde comunitários e agentes de endemias.

Conforme o prefeito Ronnie Mello, a intenção é solucionar a questão da falta de profissionais neste setor com a realização de concurso público. “Sabemos da importância desses profissionais, por isso da criação destes cargos para realização de concurso público. Nossa intenção era já ter realizado este certame, porém o limite prudencial não permitia.

Hoje, apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o limite mostra tendência, já neste quadrimestre, de estar dentro da margem recomendada exigida em lei”, explicou prefeito Ronnie.

Conforme o secretário de Planejamento, Carlos Prudêncio, quando o prefeito Ronnie Mello assumiu o governo o percentual do comprometimento de despesa pessoal era de 60%. O último relatório quadrimestral apontou um índice de 54,65%. “Seguindo as orientações do prefeito Ronnie, a Secretaria de Planejamento trabalhou bruscamente por esse significativo resultado. Nossa intenção é que neste quadrimestre o índice seja de 54%, conforme previsto em lei”, disse o Secretário.

*Sobre os cargos

Ao todo serão criados 90 cargos de agentes comunitários de saúde e 55 de agentes de combate de endemias. Após aprovada a criação de cargos pela Câmara, a Prefeitura iniciará o processo de licitação de contratação da empresa que fará o concurso público. Segundo o prefeito Ronnie Mello, o Município trabalha para realização de outros concursos nos próximos meses.

*Remunerações

Os valores do piso salarial ficam estabelecidos com base na Lei Federal 13.708/2018: R$ 1.250 em 1º de janeiro de 2019; R$ 1.400 em 1º de janeiro de 2020; e R$ 1.550 em 1º de janeiro de 2021. Para o cargo de supervisor será acrescentado um valor de 25% do salário na remuneração.

*Formação
O concurso será para pessoas com ensino médio completo, sendo que os aprovados passarão por treinamento.