12 SET 2019
Ação “A Saúde Vai ao Campo” atende comunidade do Distrito do Imbaá
A Secretaria Municipal de Saúde realizou atividade que leva atendimento médico e odontológico a pontos da zona rural

Visando o suporte às comunidades do interior do Município, nesta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma atividade que leva atendimento médico e odontológico, em forma de rodízio a pontos da zona rural.

Ontem foi a vez da comunidade do Imbaá, distante cerca de dez quilômetros do centro de Uruguaiana, ser atendida pelas equipes que compõem o programa “A Saúde Vai ao Campo”. Compostas por técnicas de enfermagem, enfermeiras, médicas e odontólogos, as ações visam atender as necessidades da população que reside em áreas onde ainda não tem um posto de saúde à disposição. Por isso, é deslocada a Carreta de Saúde, dotada de estrutura necessária para o atendimento dos pacientes que buscam os serviços da Secretaria.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Celso Duarte, a cada semana uma localidade entre o Imbaá, Itapitocai, Charqueada, Vertentes, Vila do Açude e Balança, é atendida. “Geralmente essa ação ocorre às segundas-feiras, porém, excepcionalmente nessa semana, realizamos a atividade na quarta-feira”, esclareceu o Secretário, que lembra ainda, que nas localidades abrangidas pela ação itinerante, a estrutura é montada junto a uma escola municipal. “Essas ações reforçam o nosso cuidado com a qualidade de vida dos moradores do interior, especialmente por que somos um dos municípios de maior extensão territorial do Estado”, explicou. Recentemente, a carreta foi reformada e apresenta ótimas condições de atendimento ao público.

O prefeito Ronnie Mello esteve acompanhando diretamente o trabalho desenvolvido pelo grupo de técnicos da saúde durante a ação de ontem (11). Ele salientou que trabalhos como esse beneficiam diretamente as comunidades do interior. “Buscamos, através dessas ações, auxiliar a todas as comunidades do interior do município onde ainda não existem postos de saúde, levando profissionais da área da saúde para atender as demandas dos moradores”, enfatizou.

Durante todo o período da manhã foram realizados três atendimentos odontológicos, 22 farmacêuticos, 19 médicos, dois exames citopatológicos preventivos ao câncer de colo do útero e duas aplicações de medicação injetável. A próxima atividade da Carreta da Saúde ocorre nesta quinta-feira à tarde, atendendo a comunidade da Cobec. No sábado (14), a estrutura estará atendendo à comunidade da União das Vilas, na escola Elvira Ceratti, onde ocorre mais uma edição do projeto Mãos Dadas, entre às 9h e às 13h.

No domingo (15), a estrutura acompanha a atividade do Centro de Valorização à Vida (CVV), na Praça Barão do Rio Branco. Na próxima segunda-feira (16), será a vez do serviço de atendimento acontecer junto à localidade da Balança, na escola Dom Fernando.