17 SET 2019
Atividades comemoram a Semana Nacional do Trânsito
Comemorado anualmente no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito terá uma farta programação relacionada à data

Nesta terça-feira (17) inicia em Uruguaiana, a Semana de Trânsito 2019, tendo a inserção da comemoração do Dia Nacional como um dos pontos altos das atividades propostas.

Previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o evento será celebrado com ações integradas pela sociedade, instituições públicas e privadas, associações e organizações não governamentais e por todos os órgãos de trânsito, federais, estaduais, distritais e municipais.

Segundo os organizadores, o principal objetivo da data é desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre devem ter no trânsito. “Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a semana do trânsito, sendo escolhido pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito)”, explica o secretário municipal de Trânsito, Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, José Clemente da Silva Correa. “Esse ano o tema será “No trânsito, o sentido é a vida””, explica.

Tendo a parceria de órgãos integrados e ligados ao trânsito, a meta é desenvolver diversas ações dentro do período de desenvolvimento da programação. “Assim, nós podemos mudar as estatísticas alarmantes de acidente de trânsito, com atitude, respeito e preocupação com a mobilidade urbana do nosso município”, disse.
As ações desenvolvidas durante a Semana Nacional do Trânsito irão buscar levar a conscientização até às escolas com um trabalho direto com os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino. “Nossa intenção tem o objetivo de conscientizar o público mais jovem e, dessa forma, alcançarmos um resultado mais satisfatório na educação para o trânsito em nosso município”, justifica.

A meta, com isso, é desenvolver um trabalho específico para a comunidade escolar dos educandários próximos às ruas Pinheiro Machado e Adir Mascia. Com isso, diversas ações preventivas ocorrerão nas escolas adjacentes a essas vias. “Teremos fórum para os pais de alunos falando sobre o assunto relacionado ao trânsito, atividades em escolas, blitzes educativas e ações diversas no período da semana”, expõe Correa.

A ideia, ao final dos trabalhos, é alcançar um resultado bastante positivo, pois através de experiências integradas como essas, se consegue a redução no número de acidentes.

A abertura oficial da Semana de Trânsito em 2019 ocorre nesta terça-feira (17), às 15h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. Consta entre as atividades a serem realizadas durante a cerimônia, a palestra com instruções de Primeiros Socorros; sobre “Segurança Viária” e encerrando a programação de abertura uma blitz educativa na Rua VX de Novembro, em frente ao local.
Trânsito no Brasil
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a cada uma hora, cinco pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil.
Mais de 1,6 MILHÃO de pessoas ficaram feridas, nos últimos 10 anos, ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A maioria das vítimas são de jovens
Ao avaliar o volume total de vítimas graves do tráfego nos últimos dez anos (1.636.878), o CFM informa que 60% desses casos envolveram vítimas com idade entre 15 e 39 anos, sendo menor a frequência nas faixas etárias que vão de zero a 14 anos (8,2%) e em maiores de 60 anos (8,4%). Do total, quase 80% das vítimas eram do sexo masculino.