23 OUT 2019
Uruguaiana passa a contar com exame de Espirometria

O exame que outrora necessitava deslocamento do paciente para Alegrete, através do TFD (Tratamento Fora do Município), agora está disponível na Policlínica Municipal de Uruguaiana. Trata-se da Espirometria, um dos exames realizados para a detecção de problemas respiratórios, principalmente a asma.

Também conhecido como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar, quando se avalia os volumes e fluxos de ar que entram e saem do pulmão. Utiliza-se um aparelho no qual a pessoa assopra em um bocal, chamado espirômetro, e avalia-se o fluxo e a quantidade de ar que sai dos pulmões.

O aparelho passou a ser utilizado em agosto deste ano, quando a enfermeira da Policlínica Adulta, Elaine Camponogara, profissional apta a desenvolver os exames, conseguiu adaptar o espirômetro às condições de trabalho e iniciou o atendimento dos pacientes que vêm encaminhados e referenciados por diferentes médicos da rede pública de saúde. Desde então, a Enfermeira realiza, exclusivamente no turno da tarde, sete exames diários. Segundo ela o atendimento é minucioso e dividido em três fases, daí o número reduzido de pacientes atendidos.