Conforme o professor Max Castelhano, um dos organizadores do Festival, marcado para acontecer em dois dias, estarão reunidos no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, em torno de 600 estudantes das três redes de ensino. Ao longo da programação passarão pelo palco do teatro municipal 40 grupos de dança, apresentando os mais variados ritmos, expondo exatamente a proposta do festival em 2019, que é a diversidade de talentos. “A aceitação da proposta vem crescendo a cada ano, desde que o evento foi retomado em 2017”, explica Max Castelhano. “A valorização das diferentes culturas e dos mais diversos ritmos faz parte da essência da proposta do festival que realizaremos neste ano”, observa Castelhano, que tem no auxílio da professora Verônica de Carvalho Vargas na concepção do evento.
Além dos quarenta grupos que compõem a lista de apresentações, estarão sendo mostrados trabalhos desenvolvidos por grupos de dança mantidos pelo município, através da atividade da professora Maria Eugênia, que mantém no Centro Cultural o ballet que leva seu nome.
Também estarão sendo mostrados trabalhos de reintegração social desenvolvidos junto à escola Dolores Cunha, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Regional de Uruguaiana. Também estarão integrados ao evento os alunos da escola Recanto Amigo, da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Uruguaiana. O evento encerra amanhã, sexta-feira.